CARTOGRAFIA SOCIAL E MAPA MENTAL: UM OLHAR COMPLEXO NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexes.2023.14645

Palabras clave:

mapa, cartografia social, cidadania

Resumen

A Cartografia Social (CS) emerge como uma metodologia para compreender a realidade socioespacial dos indivíduos, essa não se preocupa com o espaço euclidiano e matemático, mas sim com a representação do espaço vivido dos sujeitos, expressando suas vivências, dores, amores, esperanças e memórias sobre um determinado território. Para chegar-se a essas nuances ocorreu a sistematização de ideias referente a autores como Santos (2012) e sua perspectiva de Cidadania; Seemann (2003); Pussinini, Pidorodeski e Toledo (2012) com a CS e suas nuances representacionais do espaço vivido e Morin (2005) e as nuances de um olhar complexo que foi embebido em toda a construção do artigo. Desse modo, tem-se como objetivo analisar o uso de mapas mentais artesanais no ensino de Geografia sobre os problemas socioespaciais, a partir do espaço vivido como representação do território (seja na escala da casa, da escola, da rua, do bairro ou da cidade) dos alunos da turma de 6° e 7° anos de escolas públicas das cidades Nísia Floresta e Natal respectivamente. E para tal efetuou-se intervenções nas escolas Estadual Professor José Fernandes Machado e Escola Municipal Professora Maria Lúcia de Macedo onde foram efetuados mapas sociais, que representam as vivências, saberes e memórias de cada aluno, que nos guia para de entendimento das nuances de cidadania desses alunos.

Biografía del autor/a

Emilly Domingos da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Geógrafa pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2022). Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – PPGe/UFRN. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, esteve principalmente nos seguintes temas: cidade, medo do crime e violência.

Irami Rodrigues Monteiro Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Pesquisador, Doutorando em Geografia (PPGe/CCHLA/UFRN). Mestre em Geografia (2020-2022) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG/CCEN/UFPB). Bacharel em Geografia (2016-2019) pelo Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES/UFRN). Licenciando em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB, Campus I, Centro de Educação (CEDUC), Campina Grande - PB). Membro permanente do Grupo de Pesquisa em Geoecologia e Biogeografia de Ambientes Tropicais (TRÓPIKOS/UFRN) e do Grupo de Estudo do Semiárido (GESA/UFPB). Tendo como área de concentração em pesquisa nos seguintes temas: Geografia Econômica e Regional, Geografia Cultural e Serviços ecossistêmicos.

Citas

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Publicado

31/07/2023

Cómo citar

DOMINGOS DA SILVA, Emilly; MONTEIRO JÚNIOR, Irami Rodrigues. CARTOGRAFIA SOCIAL E MAPA MENTAL: UM OLHAR COMPLEXO NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Geoconexões, [S. l.], v. 1, n. 15, p. 176–196, 2023. DOI: 10.15628/geoconexes.2023.14645. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/14645. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS