REUNIÃO COOPERATIVA: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA GESTÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Auteurs

  • Adriana de Vasconcelos Cavalcanti Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Flávio Boleiz Junior UFRN

DOI :

https://doi.org/10.15628/geoconexes.2023.16098

Mots-clés :

Freinet, escola moderna, reunião cooperativa, educação do trabalho

Résumé

Este artigo visa a abordar uma das técnicas que contribui para com a materialidade da concepção pedagógica de Célestin Freinet na relação dialética e dialógica que envolve as práticas docente e discente. Trata-se da Reunião Cooperativa, que coloca crianças e adultos em horizontalidade para resolverem coletivamente os problemas e conflitos cotidianos da sala de aulas em geral. O arcabouço teórico apresenta sintonia com os princípios da pedagogia popular de Freinet ao propor a metodologia ativa e progressista da Escola Moderna, que a especificou como Educação do Trabalho. Ao tratar detalhadamente, neste pequeno ensaio, a Reunião Cooperativa, a metodologia utilizada não poderia deixar de ser a observação participante, um método qualitativo para abordar a experiência relevante da imersão em um ambiente que consegue propiciar, através do próprio trabalho educativo, reflexão acerca da aprendizagem e da conduta democrática no despertar da autonomia e da gestão do próprio trabalho pedagógico por parte dos educandos.

Bibliographies de l'auteur

Adriana de Vasconcelos Cavalcanti, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Licenciada em Pedagogia (UFRN). Especialista em Fundamentos Linguísticos para o Ensino da Leitura e da Escrita (UFRN). Mestre em educação (UFRN) Linha de Políticas e Práxis Educativas, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) UFRN. Professora das séries iniciais da rede estadual e privada do Rio Grande do Norte. Professora do ensino superior da rede privada do Rio Grande do Norte. Pesquisadora, atuante nos seguintes eixos voltados para a educação em suas variadas etapas da aprendizagem. Políticas educacionais e Fundamentos Filosóficos, Históricos, Antropológicos e Sociológicos da Educação que abrangem os seguintes temas: a micropolítica na escola, cooperativismo escolar, Pedagogia Freiriana, Pedagogia Freinet, Educação Popular.

Flávio Boleiz Junior, UFRN

Professor Adjunto no Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação - DFPE do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, é Pedagogo (2003), Mestre (2008) e Doutor (2012) em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - Feusp. Atua principalmente nos seguintes temas: Fundamentos Filosóficos, Históricos, Antropológicos e Sociológicos da Educação, Pedagogia Freiriana, Administração Escolar, Educação a Distância e Direitos Humanos.

Références

ENGELS, Friedrich. O papel do trabalho na transformação do macaco em homem (1876), Trabalho necessário. Rio de Janeiro, Ano 4, n. 4, p. 1-9, 2006, ISSN 1808-799X. DOI: https://doi.org/10.22409/tn.4i4.p4603

FREINET, Célestin. Pedagogia do bom senso. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

FREINET, Célestin. Educação do trabalho. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 1967.

MARX. Karl. O capital: crítica da economia política. v. 1, t. 1. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

OLIVEIRA, Anne Marie Milon. Célestin Freinet: raízes sociais e políticas de uma proposta pedagógica. Rio de Janeiro: Papéis e Cópias da Escola de Professores, 1995.

Téléchargements

Publiée

21/11/2023

Comment citer

CAVALCANTI, Adriana de Vasconcelos; BOLEIZ JUNIOR, Flávio. REUNIÃO COOPERATIVA: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA GESTÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Geoconexões, [S. l.], v. 2, n. 16, p. 212–226, 2023. DOI: 10.15628/geoconexes.2023.16098. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/16098. Acesso em: 22 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

NÚMERO ESPECIAL: Educação Popular e suas interfaces com a ressignificação do ensino e da aprendizagem