PELAS TRILHAS DA ORIENTAÇÃO ESPACIAL - GEOCARTOGRAFIA: ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Auteurs

  • Maria Venâncio Lima Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Diógenes Félix da Silva Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI :

https://doi.org/10.15628/geoconexes.2023.15743

Mots-clés :

alfabetização cartográfica;, produto cartilha;, GEOPROF

Résumé

A Cartografia é parte integrante da ciência geográfica, ela é considerada um elemento de estudo, da compreensão e interpretação dos fenômenos espaciais. Uma leitura crítica e analítica das diferenças existentes em diversas localidades para a busca perceptiva do desenvolvimento ou não desses espaços. Nesse sentido, este trabalho averiguou o saber cartográfico nas aulas de Geografia, presentes na educação básica, com mais precisão, nos anos iniciais no ensino fundamental. Foram discutidos e questionados teoricamente fatos relacionados às relações de análise da espacialidade, como princípio norteador construtivo da cartografia para crianças que estão iniciando o processo de reconhecimento do ambiente vivenciado por elas. Esse texto tem como objetivo discutir a importância da cartografia no estudo do espaço nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir do produto elaborado no GEOPROF – Mestrado profissional em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, intitulado de Geocartografia: Orientações para o trabalho com a Cartografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Portanto, o trabalho está pautado na busca por análises reflexivas acerca da alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental, com a elaboração do produto cartilha, como material de apoio para os docentes que ministram aulas de Geografia, contendo orientações essenciais para o trabalho em sala de aula. 

Références

ALMEIDA, R. D. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. 2. Ed. São Paulo: Contexto, 2010.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: História e Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997a.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Terceira versão. Brasília: MEC, 2017. p. 319-320. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/imagens/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: 29 mai.2020.

CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad.cedes, Campinas: 2005.p. 228 e 229.

CASTELLAR, S. M. V. Educação geográfica: a psicogenética e o conhecimento escolar: Caderno Cedes, Campinas, n.25, p.209-225, 2005.

CASTROGIOVANNI, Antônio C. Revisitando a alfabetização para trabalhar a geografia no ensino fundamental. In: SHAFFER, N. O (Org.). Ensinar e aprender Geografia. Porto Alegre: Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Porto Alegre, 1998.

DANIEL, N. S.; BOM JARDIM, R. P. A alfabetização Cartográfica nos primeiros anos do ensino fundamental, 2007. Artigo. Disponível em: pt.slideshare.net/cartografiaescolar/pb. Acesso em: 18/07/2020.

DUARTE, Paulo Araújo. Fundamentos de cartografia. 3. ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2006.

FIALHO, D. M. Cidades Visíveis: Para uma história da cartografia como documento de identidade urbana. Tese de Doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Porto Alegre, RS, 2010.

FONSECA, F. P.; OLIVIA J. Como eu ensino Cartografia. Melhoramentos, São Paulo, 2013.

FONSECA, T. M. G. & KIRST, P.G. Cartografia e devires: a construção do presente. Porto alegre: UFRGS, 2003.

FRANCISCHETT, M. N. A cartografia no ensino de geografia: construindo os caminhos do cotidiano. Rio de Janeiro: Litteris, 2002.

OLIVEIRA, C. Curso de cartografia moderna. 2. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 1993.

OLIVEIRA, Lidiane Bezerra. Ensinar sobre a concentração e desconcentração industrial utilizando cartografia. In: RICHTER, Denis; CAMPOS, Lais Rodrigues (Org.). Cartografia escolar. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2017.

SELBACH, S. Geografia e didática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

SIMIELLI, M. E. R. O mapa como meio de comunicação e a alfabetização cartográfica. In: ALMEIDA, Rosângela Doin de (Org.). Cartografia escolar. 1 ed. 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2008.

SIMIELLI, M. E. R. O mapa como meio de comunicação e a alfabetização cartográfica. In: ALMEIDA, Rosângela Doin de (Org.). Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2014, p. 90.

SIMIELLI, M. E. R. Cartografia no ensino fundamental e médio. In: CARLOS, A. (Org.). A Geografia na sala de aula. 8 ed. São Paulo: Contexto, 2007.

Téléchargements

Publiée

31/07/2023

Comment citer

LIMA , Maria Venâncio; DA SILVA COSTA, Diógenes Félix. PELAS TRILHAS DA ORIENTAÇÃO ESPACIAL - GEOCARTOGRAFIA: ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: . Geoconexões, [S. l.], v. 1, n. 15, p. 61–78, 2023. DOI: 10.15628/geoconexes.2023.15743. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/15743. Acesso em: 23 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ TEMÁTICO: PRODUTOS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO E À APRENDIZAGEM