A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA DA UNIMONTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexes.2025.14987

Palavras-chave:

Geografia, atividades práticas, formação docente

Resumo

O objetivo deste trabalho é destacar a importância das atividades práticas na formação docente ao longo do curso de graduação em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), compreendendo-as como elemento estruturante do processo formativo. Fundamenta-se em uma abordagem qualitativa, ancorada na revisão bibliográfica sobre a relação teoria-prática na formação de professores, na análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Geografia da Unimontes e na apresentação de relatos de experiências vivenciadas em algumas disciplinas. Considera-se que essas práticas são fundamentais para que os licenciandos compreendam, reflitam, debatam, assimilem e internalizem os conhecimentos teóricos abordados em sala de aula, contribuindo de forma significativa para o fortalecimento da autonomia, da postura crítica e da construção da identidade profissional docente.

Biografia do Autor

Vanessa Tamiris Rodrigues Rocha , Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) (2025). Bolsista FAPEMIG, doutoranda (2025). Mestra em Geografia pelo PPGEO/Unimontes (2023-2025). Bolsista CAPES, mestranda (2023-2025). Bolsista FAPEMIG, pesquisadora (2025-2025). Aprovada no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Unimontes (2022). Graduada em Geografia - licenciatura pela Unimontes (2018-2022). Bolsista do Programa Residência Pedagógica (RP) (2020-2022). Bolsista voluntária de Iniciação Científica no Laboratório de Geografia Econômica do Departamento de Geociências da Unimontes (2021-2022).

Luana Barbosa Durães, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Graduada em Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com ampla experiência em Gestão Ambiental e Recuperação de Áreas Degradadas. Atuou em diversos projetos de ensino, pesquisa e extensão voltados para o meio ambiente e exerceu funções de monitoria e tutoria ao longo do curso. Possui uma segunda graduação em Pedagogia pela Uniasselvi e é técnica universitária efetiva na Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), vinculada à Pró-reitoria de Pós-Graduação. Tem especializações em MBA em Gestão Pública pela Universidade Cruzeiro do Sul, Psicopedagogia, Administração Escolar, Supervisão e Orientação, e Alfabetização e Letramento, todas pela Uniasselvi. 

Rahyan de Carvalho Alves, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Graduado em Pedagogia pela Universidade de Franca (UNIFRAN). Especialista em Orientação, Supervisão, Inspeção e Gestão em Administração Escolar. Especialista em Gestão Ambiental e Biodiversidade com Ênfase em Geografia. Especialista em Psicopedagogia. MBA em Gestão Pública. Mestre e Doutor em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Têm experiências nas áreas: Geografia Escolar, Formação de Professores e Geografia Cultural. Foi diretor-acadêmico, coordenador de pesquisa, professor e editor de periódicos da Faculdade Prisma. Foi Coordenador-Geral da Extensão e professor das Faculdades Santo Agostinho. É Professor efetivo da UNIMONTES (Geociências) e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado - PPGEO) em Geografia. Membro de grupos de ensino, pesquisa e extensão institucionalizadas na UFMG (Grupo de Pesquisa Terra, Água & Sociedade) e na UNIMONTES, desenvolvendo trabalhos nos sub-ramos/áreas da geografia anteriormente mencionados com apoio da CAPES e da FAPEMIG. Coordenador do Programa de Extensão Biotemas. Membro do Cursinho Popular Darcy Ribeiro. Atuante nas atividades da UAB Unimontes. Professor Orientado do Programa Residência Pedagógica em Geografia (RP). Membro de conselho editorial e científico de vários periódicos.

Referências

ANDERI, Eliane Gonçalves Costa. Contexto do Surgimento da Prática como Componente Curricular. In: ZANATTA, Beatriz Aparecida; SOUSA, Vanilton Camilo (Orgs.). Formação de professores: reflexões do atual cenário sobre o ensino de Geografia. Goiânia: NEPEG, 2008, p. 69-83.

BIOTEMAS UNIMONTES. Programa Biotemas, 2021. Disponível em: https://biotemasunimontes.com. Acesso em: 29 abr. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: MEC/CNE, 1996.

_______. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 9, de 8 de março de 2001. Estabelece Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, Curso de Licenciatura, de graduação plena. Brasília: MEC/CNE, 2001.

_______. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 28, de 10 de outubro de 2001. Estabelece a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Brasília: MEC/CNE, 2002a.

_______. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, Curso de Licenciatura, de graduação plena. Brasília: MEC/CNE, 2002b.

_______. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da Educação Básica. Brasília: MEC/CNE, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial de professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília: MEC/CNE, 2019.

CARBONARI, Maria; PEREIRA, Adriana. A extensão universitária no Brasil, do assistencialismo à sustentabilidade. São Paulo, 2007. Base de dados do Anhanguera. Disponível em: http://www.sare.unianhanguera.edu.br/index.php/reduc/article/viewArti-cle/207. Acesso em: 26 fev. 2023.

CARBONELL, Jaume. A aventura de inovar: a mudança na escola. Porto Alegre: Artmed, 2002.

CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos. Movimentos fora da sala de aula: o trabalho de campo. In: CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos, TONINI, Ivaine Maria; KAERCHER, Nestor. André; COSTELLA, Roselane Zorden (Orgs.). Movimentos no ensinar Geografia: rompendo rotações. Porto Alegre: Evangraf, 2015.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção do conhecimento. Campinas, SP: Papirus, 1998.

_______. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.

CORRÊA, Roberto Lobato. Região e Organização Espacial. São Paulo: Ática, 2000.

FRANÇA, Dimair de Souza. Formação de professores: A parceria Escola-Universidade e os Estágios de Ensino. In: UniRevista, v. 1, n. 2, p. 11-24, 2005. Disponível em: https://www.yumpu.com/pt/document/view/13640333/formacao-de-professores-a-parceria-escola-unirevista. Acesso em: 12 dez. 2025.

FREIRE, Marília. Diálogo entre a educação e a natureza. In: SCHWARTZ, G. M. (org.). Aventuras na natureza: consolidando significados. São Paulo: Fontoura, 2006. p. 169–182.

JEZINE, Edineide. As Práticas Curriculares e a Extensão Universitária. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 2. 2004. Anais. Belo Horizonte. Disponível em: http://www.ufmg.br/congrext/Gestao/Gestao12.pdf. Acesso em: 20 fev. 2023.

MARQUES, André; ALVES, Aline; SILVA, Ana Flávia; MORAIS, Lorraine; GUIMARÃES, Pâmella; LIMA, Jocas; RIBEIRO, Fernanda; SANTOS, Leidimar; MEDEIROS, Eliziane; FRANCO, Vânia. A importância de aulas práticas no ensino de química para melhor compreensão e abstração de conceitos químicos. In: Encontro Nacional de Ensino De Química, 14., 2008, Itumbiara. Anais [...]. Itumbiara: Instituto Luterano de Ensino Superior – ULBRA, 2008. Disponível em: http://www.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/resumos/R0727-1.pdf. Acesso em: 23 fev. 2023.

ICMBIO – INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE. Parque Nacional Cavernas do Peruaçu. Brasília: ICMBio, 2019. Disponível em: http://www.icmbio.gov.br/portal/visitacao1/unidades-abertas-a-visitacao/8642-o-parque-nacional-cavernas-do-peruacu. Acesso em: 15 jun. 2019.

PEREIRA, Marcos Villela. O lugar da prática na globalização da educação superior. Educ. ver. v. 27, n. 3, p.109-124, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982011000300006&script=sci_arttext. Acesso em: 20 fev. 2023.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 5. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

PONTUSCHKA, Nídia Nacib; PAGANELLI, T.; CACETE, N. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007.

REIS, Carolina Cabral das Chagas; ALVES, Rahyan de Carvalho; SANTOS, Dulce Pereira dos. Extensão Universitária e a Formação Docente: Atuação do Curso de Licenciatura em Geografia da Unimontes no Programa Biotemas (2018). Revista Ciranda, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 187–202, 2021. DOI: 10.46551/259498102021011. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/ciranda/article/view/3904. Acesso em: 12 dez. 2025.

ROCHA, Genylton Odilon Rêgo da. Uma breve história da formação do(a) professor(a) de Geografia no Brasil. Terra Livre, São Paulo, n. 15, p.129-144, 2000.

SILVA, Nilson Robson Guedes. Estágio supervisionado em pedagogia. Campinas: Alínea, 2011.

SOUZA, Nadia Aparecida de. A relação teoria-prática na formação do educador. In: Anais da Semana de Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 22, p. 5-12, 2001.

UNIMONTES. Universidade Estadual de Montes Claros. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Licenciatura em Geografia. Montes Claros: Unimontes, 2019. Disponível em: https://unimontes.br/wp-content/uploads/2019/10/resolucao__cepex108-1.pdf. Acesso em: 12 dez. 2025.

VÁSQUEZ, Adolfo S. Filosofia da práxis. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales – CLACSO. São Paulo: Expressão Popular, Brasil, 2007.

VIDAL, Diana Gonçalves. O Exercício disciplinado do olhar: livros, leituras e práticas de formação docente no Instituto de Educação do Distrito Federal (1932-1937). Bragança Paulista: EDUSF, 2002.

Downloads

Publicado

29-12-2025

Como Citar

ROCHA , Vanessa Tamiris Rodrigues; DURÃES, Luana Barbosa; ALVES, Rahyan Carvalho. A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA DA UNIMONTES. Geoconexões, [S. l.], n. 21, p. e1498720, 2025. DOI: 10.15628/geoconexes.2025.14987. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/14987. Acesso em: 30 dez. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS