A REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL-RN: UM PROCESSO AINDA EM CURSO

Autores

  • J. M. Vasconcelos Filho
  • Gerson Gomes do Nascimento IFRN

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexoes.2015.2616

Palavras-chave:

Região Metropolitana, Natal, Desenvolvimento Urbano, Problemas Socioespaciais

Resumo

A institucionalização das Regiões Metropolitanas (RMs) brasileiras obedeceu a duas fases. A primeira, nos anos de 1970, como parte da política de desenvolvimento urbano, relacionada à expansão da produção industrial e à consolidação das metrópoles como lócus desse processo. Reguladas por legislação federal, foram criadas, a princípio, nove RMs. A segunda teve início com a Constituição Federal de 1988, que facultou aos estados federados a competência de institucionalização de suas unidades regionais. Nesse sentido, chegava ao fim um modelo que criou regiões sobre as quais os estados federados não tinham autonomia e se abria a possibilidade de inserção de RMs em processos estaduais de planejamento regional. Na atualidade, observamos que grande parte dessas áreas metropolitanas no Brasil não tem um perfil bem definido, nem caracterização própria e, muito menos, identidade metropolitana. Desse modo, vazios urbanos consideráveis são identificados entre municípios de RMs bem como ausência de problemas comuns, gerando sérios problemas socioespaciais nessas áreas. No caso da RMN (Região Metropolitana de Natal), observamos que esta a cada dia está se consolidando enquanto processo em curso, guardando algumas especificidades nesse processo recente de formação.

Biografia do Autor

Gerson Gomes do Nascimento, IFRN

Licenciado (1996) em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Especialista em Geografia do Nordeste (1997/8) pela UFRN. Mestre em Geografia Urbana pela UFRN (2003); Doutor em Ciências Sociais pela UFRN (2011). Professor Efetivo do IFRN (Instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte), onde leciona nos cursos Técnico-Integrado e no Curso Superior de Geografia desta Instituição, ministrando as disciplinas Geografia Urbana e Geografia dos Serviços. Membro das Base de Pesquisas NUPEG do IFRN (Núcleo de Pesquisas e Estudos em Geografia) e Espaço e Poder da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

Downloads

Publicado

12-12-2014

Como Citar

VASCONCELOS FILHO, J. M.; NASCIMENTO, Gerson Gomes do. A REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL-RN: UM PROCESSO AINDA EM CURSO. Geoconexões, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 16–27, 2014. DOI: 10.15628/geoconexoes.2015.2616. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/2616. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS