O DESENVOLVIMENTO SOCIOESPACIAL INCLUSIVO NOS INSTITUTOS FEDERAIS
DOI:
https://doi.org/10.15628/geoconexoes.2021.8881Palavras-chave:
educação, espaço, inclusão.Resumo
O desenvolvimento é tema de interesse de várias áreas do conhecimento, dentre elas a Geografia. As abordagens e análises tendem a limitar-se à dimensão econômica, ignorando outras faces do desenvolvimento. Cabe, pois, ampliar a noção para a socioespacialidade, a territorialidade e a ideia de inclusão social. O objetivo deste trabalho é discutir o desenvolvimento em sua dimensão espacial e inclusiva, a partir dos Institutos Federais. A metodologia utilizada é a pesquisa documental sobre a literatura geográfica e a legislação que trata dos Institutos Federais. Ao final, tem-se como resultado a proposição de uma concepção de denominada desenvolvimento socioespacial inclusivo, que ativa o olhar geográfico sobre o desenvolvimento, aproximando-o conceitualmente da realidade concreta das instituições educacionais, além atentar às populações vulneráveis em sua diversidade e direitos. Conclui-se pela necessidade de se considerar, na análise espacial, o desenvolvimento possível aos Institutos Federais: aquele que promove a abertura do espaço institucional à inclusão, na interface com as comunidades locais.Referências
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