INFLUÊNCIA DA RAZÃO DE SOBREPOSIÇÃO NO TORQUE ESTÁTICO DA TURBINA SAVONIUS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2020.9891

Resumo

Os rotores Savonius apresentam vários parâmetros geométricos que influenciam no seu desempenho, dentre eles a razão de sobreposição, e atualmente estão sendo realizados diversos trabalhos de Dinâmica de Fluidos Computacional (CFD) para avaliar a eficiência de diferentes configurações. Dessa forma, o objetivo principal deste trabalho é analisar com o auxílio da CFD a influência de diferentes razões de sobreposição no torque estático da turbina Savonius. Para isso, foi variada a razão de sobreposição de 0 a 0,75 com passo de 0,075. As simulações de CFD foram realizadas utilizando o software Solidworks Flow Simulation 2016, o qual resolve as equações de conservação utilizando o modelo de turbulência k-? com funções de amortecimento e o método de discretização por Volumes Finitos. Através da avaliação das simulações foi possível definir que o rotor com razão de sobreposição de 0,375 é o que proporciona melhor desempenho de autopartida à turbina Savonius.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Santin Bianchin, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Especialista em Fontes Alternativas de Energia pela Universidade Pitágoras Unopar e cursando Formação Pedagógica em Matemática na mesma instituição. Graduado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, Câmpus Passo Fundo (2019). Sua principal pesquisa, tema do seu Trabalho de Conclusão de Curso, envolve a análise da influência de diferentes geometrias para o aumento do desempenho de partida da turbina eólica tipo Savonius utilizando Dinâmica dos Fluidos Computacional.

Daniel Beck, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Possui graduação em Engenharia Mecanica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professor concursado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense(IFSUL). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Mecânica dos Fluídos e Termodinâmica, atuando principalmente nos seguintes temas: transformações conformes, turbulência, equação de helmholtz, equação de Navier-Stokes, simetrias de lie. Possui experiência docente na área metalmecânica, Resistência dos materiais, Fundição, Tratamento Térmico, Materiais de construção mecânica, Manutenção, Máquinas Térmicas.Bolsista Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no Exterior (DEJ) 2015

Denílson José Seidel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Possui graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), mestrado em Modelagem Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2013). Atualmente é professor do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Educação a Distância Online, Formação de Professores, Tecnologias Digitais em processos educativos.

Downloads

Publicado

16/12/2020

Como Citar

Bianchin, L. S., Beck, D., & Seidel, D. J. (2020). INFLUÊNCIA DA RAZÃO DE SOBREPOSIÇÃO NO TORQUE ESTÁTICO DA TURBINA SAVONIUS. HOLOS, 6, 1–13. https://doi.org/10.15628/holos.2020.9891

Edição

Seção

ARTIGOS