EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O DESPERTAR DE UMA PROPOSTA CRÍTICA PARA A FORMAÇÃO DO SUJEITO ECOLÓGICO

Autores

  • Leonardo Oliveira DA SILVA
  • Anna Paula Lima COSTA
  • Elineí ARAÚJO-DE-ALMEIDA

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2012.659

Resumo

O córrego Barbado, em Cuiabá-MT, a exemplo de outros córregos urbanos, tem sofrido todos os tipos de ações antrópicas, desde obras de canalizações e desvios de seu leito natural, quanto despejos de efluentes domésticos, lixos, destruição de sua mata ciliar e assoreamento. O objetivo deste trabalho foi avaliar alguns aspectos da problemática hidroambiental deste córrego, de sua nascente até a sua foz, usando o monitoramento da qualidade de suas aguas por parâmetros físico-químicos, e por meio da análise da percepção dos moradores do seu entorno. Concluiu-se que o córrego Barbado necessita de projetos de recuperação que incluam desde a conscientização dos moradores do seu entorno sobre a sua importância para o meio ambiente, quanto de investimentos no setor de saneamento básico que priorize a coleta e tratamento de efluentes e a coleta de resíduos sólidos dos bairros que o circundam.

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Publicado

05/03/2012

Como Citar

DA SILVA, L. O., COSTA, A. P. L., & ARAÚJO-DE-ALMEIDA, E. (2012). EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O DESPERTAR DE UMA PROPOSTA CRÍTICA PARA A FORMAÇÃO DO SUJEITO ECOLÓGICO. HOLOS, 1, 110–123. https://doi.org/10.15628/holos.2012.659

Edição

Seção

ARTIGOS

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