MORALIDADE, REPRESENTAÇÕES E PROJEÇÕES DE SI DE ADOLESCENTES COM INDÍCIOS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2019.6481

Resumo

Este estudo verificou se havia relação entre as representações de si positivas e os projetos de vida de adolescentes com indícios de altas habilidades/superdotação, bem como analisou se as justificativas para cada relação mencionada apresentavam elementos vinculados à moralidade. Para tanto, fizemos uma pesquisa de campo e, com base no método clínico piagetiano, conduzimos entrevistas individuais e semiestruturadas com 40 jovens de 14 a 18 anos, distribuídos uniformemente quanto ao sexo e tipo de altas habilidades/superdotação (escolar ou criativo-produtiva). Os dados foram analisados de forma qualitativa e revelaram relação positiva entre as representações de si e os projetos de vida dos adolescentes, bem como a presença, tanto de argumentos individualistas quanto relacionados ao autorrespeito, à reciprocidade e à boa convivência coletiva. Concluímos que os participantes possuem a potencialidade de construírem personalidades éticas. No entanto, a presença de justificativas com conteúdos não morais e não éticos sinalizam para a necessidade de se trabalhar com questões morais e éticas entre os discentes. Esperamos que nossa investigação coopere com ações psicopedagógicas que motivem representações de si positivas e projetos de vida éticos, assim como incentive outros pesquisadores a investigarem a temática em questão com outros públicos da educação especial e adolescentes de diferentes contextos socioculturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Mansk Boone Salles

Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e membro do Laboratório de Psicologia da Moralidade (LAPSIM) da UFES.

Heloisa Moulin de Alencar, Universidade Federal do Espírito Santo

Pós-Doutora pela University of California, Berkeley. Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Professora Titular do departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Coordenadora do Laboratório de Psicologia da Moralidade (LAPSIM) da UFES. Bolsista Pesquisadora Capixaba da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Downloads

Publicado

24/12/2019

Como Citar

Salles, A. M. B., & Alencar, H. M. de. (2019). MORALIDADE, REPRESENTAÇÕES E PROJEÇÕES DE SI DE ADOLESCENTES COM INDÍCIOS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. HOLOS, 5, 1–24. https://doi.org/10.15628/holos.2019.6481

Edição

Seção

ARTIGOS