INVESTIGAÇÃO EXPERIMENTAL DE TRAÇOS PARA BLOCOS DE CONCRETO PARA ALVENARIA DE VEDAÇÃO COM ADIÇÃO DE RESÍDUOS DE PNEUS RECICLADOS
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2005.57Resumo
Em acordo com a tendência mundial de se construir com resíduos sólidos, combinando o uso de energias renováveis com a redução dos materiais inservíveis é que o presente trabalho foi desenvolvido, cujo principal objetivo é a utilização de resíduos de pneus reciclados em blocos de concreto para alvenaria de vedação, buscando desta forma, mais uma contribuição para tal fim. Com este objetivo em mente, iniciou-se, nesta etapa da pesquisa, estudos experimentais em corpos de prova de concreto em 3 (três) diferentes traços para análise inicial do comportamento deste novo material com relação a sua resistência à compressão e assim, obter a melhor composição da mistura visando sua futura utilização em blocos vazados de concreto com resíduo de pneu. Para os três proporções iniciais, o agregado graúdo foi substituído parcialmente pela borracha com porcentagens variando entre 5, 10 e 15%, em massa. A influência da relação água/cimento na resistência à compressão do concreto sem e com resíduo de borracha também foi objeto do estudo, cujas relações variaram de 0,55, 0,73 e 0,91 para cada tipo de traço com as diferentes porcentagens de borracha acima citadas. Os resultados dos estudos experimentais são apresentados e comparados graficamente entre si. Palavras-chaves: resíduos de pneu; concretos com resíduos; traços para blocos; reciclagemDownloads
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Publicado
25/12/2007
Como Citar
Santos, E. A., & Borja, E. V. (2007). INVESTIGAÇÃO EXPERIMENTAL DE TRAÇOS PARA BLOCOS DE CONCRETO PARA ALVENARIA DE VEDAÇÃO COM ADIÇÃO DE RESÍDUOS DE PNEUS RECICLADOS. HOLOS, 1, 54–64. https://doi.org/10.15628/holos.2005.57
Edição
Seção
ARTIGOS