A MATEMÁTICA NAS TURMAS DE PROEJA: O LÚDICO COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2010.434Resumo
O presente relato aborda a perspectiva de dar ao lúdico e às atividades criativas um papel de destaque no processo de ensino-aprendizagem da matemática e sua contribuição para a construção do conhecimento matemático nas turmas de PROEJA Refrigeração e Climatização, do IFRN Campus Santa Cruz. Nosso objetivo fundamental com este trabalho foi tanto o de apresentar um novo recurso metodológico, bem como sua aplicação em sala de aula. Certas competências e habilidades importantes ao desenvolvimento pessoal e a aprendizagem podem ser encontradas em diversas atividades. Desta forma, este estudo partiu de experiências bem sucedidas que abordam a importância de paródias, mágicas e brincadeiras diversas nas aulas de Matemática, ressaltando tanto o papel do professor, quanto das atividades e suas especificidades. Entende-se que o lúdico é uma importante contribuição para o desenvolvimento de todos e que deve ser levado em consideração dentro do contexto escolar, independente da idade, sob constante elaboração e reelaboração no seu planejamento, principalmente como recurso didático. Contudo, é necessário que o professor tenha conhecimento e segurança para que, mesmo na dimensão lúdica, essas atividades tenham caráter didático, para servirem de base para um trabalho pedagógico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
21/09/2010
Como Citar
Mendonça, S. R. P. (2010). A MATEMÁTICA NAS TURMAS DE PROEJA: O LÚDICO COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM. HOLOS, 3, 136–149. https://doi.org/10.15628/holos.2010.434
Edição
Seção
ARTIGOS