AS CONCEPÇÕES DE ADOLESCENTE E AS METÁFORAS “IOIÔ”, “CANGURU” E “NEM NEM” COMO PROCESSOS SOCIAIS

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DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2018.4101

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir e debater criticamente os meandros relacionados à juventude brasileira, apresentando os desafios e limites desse segmento em um tempo de constantes mudanças.   Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando como principais métodos de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e o levantamento de variáveis estatísticas junto a grandes bases nacionais oficiais. Entre os principais resultados obtidos, pode-se destacar que o conceito de adolescente está relacionado a uma multiplicidade de temas que vão desde a visão naturalista do adolescente até conceituá-lo como um sujeito histórico e social. Além disso, os títulos denominados “ioiô”, “canguru” e “nem nem” foram analisados enquanto processos sociais que atuam como instâncias simbólicas de reprodução social, refletindo diretamente nos conflitos vividos pelos jovens brasileiro. 

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Biografia do Autor

Joselaine Andréia de Godoy Stênico, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP Campus de Rio Claro/SP - Brasil

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP - Campus de Rio Claro/SP, Mestre em Educação pela UNESP (2014). Graduou-se em Pedagogia pela UNESP (2011). Pertence à linha de pesquisa Educação: políticas, gestão e o sujeito contemporâneo, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas Educacionais, Políticas para a Juventude, Gestão Escolar, Educação Profissional, Educação e Trabalho. Juventude e Adolescência.

Joyce Mary Adam, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP Campus de Rio Claro/SP - Brasil

Professora Livre-docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e livre-docencia pela Unesp. Esteve como acadêmic visitor na Universidade de Cambridge-Uk/Faculty of Education e como professora visitante da Université Picardie Jules Verne-Amiens -França. Realizou estágios de pós-doutorado na França, Universidade de Paris X e naUniversidade Complutense de Madrid,Espanha. E .Pertence à linha de pesquisa Educação: politicas, gestão e o sujeito contemporâneo, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão e politica educacional, teoria organizacional, politicas para a juventude, política educacional e relações de poder e violência escolar. Lider do Grupo de Pesquisa Educação Jovens e Violência e membro do CAREF- Centre Amiénois de Recherche en Education et Formation/ Université Picardie Jules Verne/ França

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Publicado

11/06/2018

Como Citar

Stênico, J. A. de G., & Adam, J. M. (2018). AS CONCEPÇÕES DE ADOLESCENTE E AS METÁFORAS “IOIÔ”, “CANGURU” E “NEM NEM” COMO PROCESSOS SOCIAIS. HOLOS, 2, 276–288. https://doi.org/10.15628/holos.2018.4101

Edição

Seção

ARTIGOS