ESTUDO DA VIABILIDADE DA APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE GERENCIA DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO TECNOLOGICA

Autores

  • Hertz Wilton Lins
  • Cláudio Rodrigues Muniz da Sival

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2010.329

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de examinar conceitos e aspectos da Gerência do Conhecimento (GC) que possam contribuir no desenvolvimento de ferramentas mais adaptadas para os desafios atuais da Educação tecnológica (ET). A Gerência do Conhecimento pode ser vista, essencialmente, como uma disciplina que fornece subsídios para o projeto de processos que, ao longo de seus ciclos de vida, se beneficiam da extração formal automática do conhecimento utilizado nos mesmos. A idéia principal é a utilização deste conhecimento como base para um funcionamento otimizado no futuro. Um dos desafios da Educação tecnológica é a dificuldade de atualização dos conteúdos dos vários domínios de treinamento, resultante da rapidez com que as mudanças ocorrem em tudo que depende da tecnologia. A Gerência do conhecimento permite um tratamento formal e consistente de todas as etapas da educação tecnológica, viabilizando o desenvolvimento de ferramentas capazes de explorar o conhecimento adquirido para permitir um processo de adaptação mais flexível e dinâmico. Este artigo examina as formas e tecnologias envolvidas, mostrando sua viabilidade através de uma possível metodologia que demonstra como utilizar os conceitos relacionados com a GC no contexto da ET.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13/06/2010

Como Citar

Lins, H. W., & Sival, C. R. M. da. (2010). ESTUDO DA VIABILIDADE DA APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE GERENCIA DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO TECNOLOGICA. HOLOS, 2, 113–130. https://doi.org/10.15628/holos.2010.329

Edição

Seção

ARTIGOS