O LÚDICO NA PEDAGOGIA COM PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS – PNE’s
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2004.28Resumo
Este estudo analisa a ludicidade como forma de instrumento na educação e seus efeitos no desenvolvimento das pessoas portadoras de necessidades especiais (PNE’s) na Escola Viva, localizada no município do Natal – RN. Nessa perspectiva, a ludicidade é manifestada no instante em que o lazer estabelece uma sensação de completude, despertando no indivíduo o desejo de continuar a desenvolver atividades que lhe proporcionam prazer. Essa Escola desenvolve suas atividades a partir do lúdico, comprovando que a associação “pedagogia x lúdico” tende a obter bons resultados no desenvolvimento físico-psíquico dos PNE’s. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, na qual buscou uma relação estreita com a realidade dos alunos portadores de necessidades especiais, através de entrevistas abertas aos educadores e diretores e ainda aos próprios alunos no decorrer das atividades. O estudo fornece subsídios para explorar a sensibilidade dos mesmos, liberando-os da rotulação que são “incapazes” de aprender e produzir; procura-se demonstrar que apesar destes alunos serem PNE’s, eles são capazes de aprimorar seus conhecimentos, sendo, o lúdico, ferramenta indispensável nesta atividade, considerando que o mesmo, contribui para as manifestações na vida sociocultural de cada PNE. Palavras-chave: Inclusão Social, Lúdico, Educação, Portadores de Necessidades Especiais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
26/12/2007
Como Citar
Trindade, D. C., Trindade, S. P., & Lima, T. C. de. (2007). O LÚDICO NA PEDAGOGIA COM PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS – PNE’s. HOLOS, 2. https://doi.org/10.15628/holos.2004.28
Edição
Seção
ARTIGOS