FORMAÇÃO, PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RECORTE DOS 30 ANOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA UEPB.
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2009.251Resumo
A reflexão sobre formação, pesquisa e pós-graduação tem como eixo inspirador os 30 anos de criação do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba, em que nuances da minha trajetória profissional e acadêmica desde a formação são trazidas como pano de fundo para aproximar a leitura, especialmente de estudantes da área, vislumbrando a possibilidade de desmistificar a pesquisa, ainda em sua formação, transcendendo a visão utilitarista para conclusão de curso, mas encantando-se pelos questionamentos que ela proporciona na formação do sujeito-ético. Dentre outros desafios e perspectivas dessa reflexão na tríade formação, pesquisa e pós-graduação destacamos ainda que as universidades possam criar e intensificar seus investimentos no âmbito da pesquisa, criando uma política seja através de seus próprios programas além de parcerias com outros órgãos de fomento; os professores entendam a pesquisa também em seu cotidiano de sala de aula e possam formar grupos de pesquisa, cujas produções poderão consolidar as linhas de pesquisa e, posteriormente, desdobrá-las em cursos de pós-graduação; a CAPES possa se tornar mais sensível a especificidade de cada área de conhecimento e região do país, no sentido de descentralizar a pós-graduação do eixo sul e sudeste, como também compreender a Educação Física não somente pelo viés da saúde.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
19/07/2009
Como Citar
LEMOS, E. M. D. B. C. (2009). FORMAÇÃO, PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RECORTE DOS 30 ANOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA UEPB. HOLOS, 1, 17–23. https://doi.org/10.15628/holos.2009.251
Edição
Seção
ARTIGOS