INTERIORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DEMANDAS DE DEMOCRATIZAÇÃO E PARCERIA COM O PODER PÚBLICO MUNICIPAL

Autores

  • Maria Edgleuma de Andrade Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.2192

Resumo

Este artigo analisa a política de expansão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) no tocante a criação dos Núcleos Avançadas de Educação Superior (NAES), que ampliou a interiorização da educação superior em diversos municípios do Estado por meio de parceria com os poderes públicos municipais. O recorte da pesquisa é referente ao período de 2002 a 2010. Nosso estudo tem caráter descritivo, com abordagem qualitativa. A metodologia envolveu a revisão bibliográfica da literatura e pesquisa documental, através da análise de documentos oficiais referentes à legislação e documentos institucionais. Os resultados apontaram que a expansão por meio dos NAES, ampliou o acesso ao ensino superior em diferentes municípios do Estado, mas ainda apresenta limitações nas condições de oferta do ensino superior. Essa política de expansão da UERN ainda precisa de ações que a qualifiquem no sentido da efetiva democratização, em contraponto às demandas imediatas e à tutela dos executivos municipais.

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Biografia do Autor

Maria Edgleuma de Andrade, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Profa Adj. do Departamento de Educação/FE/UERN. Docente Permanente do Programa de Pós Graduação em Educação(POSEDUC)-UERN, Linha de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação.

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Publicado

23/04/2015

Como Citar

Andrade, M. E. de. (2015). INTERIORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DEMANDAS DE DEMOCRATIZAÇÃO E PARCERIA COM O PODER PÚBLICO MUNICIPAL. HOLOS, 2, 235–249. https://doi.org/10.15628/holos.2015.2192

Edição

Seção

ARTIGOS