INCRUSTAÇÃO DE INSETOS EM RESINA PARA COLEÇÕES DIDÁTICAS
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2017.2122Resumo
A preservação de insetos para coleções didáticas como um método para aulas práticas torna-se uma produção científica relevante para a compreensão de conhecimentos específicos dos alunos sobre a ecologia desses animais. O uso desses exemplares em aulas de ciências biológicas possibilita a aproximação do educando do objeto real de estudo, sendo desta maneira um recurso metodológico facilitador na compreensão dos aspectos zoológicos e ecológicos desses animais. Diante desta perspectiva, o presente trabalho apresenta as técnicas de produção para coleções de insetos a parti da incrustação de espécimes em resina de poliéster, desenvolvidas por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) do IFRN/Câmpus Macau, por meio de uma oficina com alunos da mesma instituição, em setembro de 2013.Downloads
Referências
BORGES, A.T. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 2002, v.19, n. 3, p.291-313, dez. 2002.
HOERNIG, A.M, PEREIRA A.B. As aulas de Ciências Iniciando pela Prática: O que Pensam os Alunos. Revista da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.4, n.3, p.19-28, dez 2004.
KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia 4ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008, 200 p.
MARINONI, L. et al. Coleções entomológicas brasileiras: estado da arte e perspectivas para dez anos. Documento de trabalho. Projeto Diretrizes e Estratégias para a Modernização de Coleções Biológicas Brasileiras e a Consolidação de Sistemas Integrados de Informações sobre Biodiversidade, disponível em . Acesso em 03 de Junho de 2007.
SMITH, K.A. Experimentação nas Aulas de Ciências. In: CARVALHO, A.M.P; VANNUCCHI, A. I; BARROS, M. A; GONÇALVES, M. E. R; REY, R. C. Ciências no Ensino Fundamental: O conhecimento físico. 1. ed. São Paulo: Editora Scipione.1998. p. 22-23.
ZAHER, H, YOUNG, P.S. As coleções zoológicas brasileiras: panorama e desafios. Ciência e Cultura. vol. 55, nº3, São Paulo Jul/Set. 2003, 24-26 p.: O conhecimento físico. 1. ed. São Paulo: Editora Scipione.1998. p. 22-23.