CARACTERIZAÇÃO MINERALÓGICA EM MINÉRIO DE TÂNTALO E NIÓBIO DE PORTO GRANDE - AP

Autores

  • João Paulo Pereira Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá
  • Lídia Dely Alves Sousa Meira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá
  • Roberto Penha Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2014.1835

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados dos estudos de caracterização mineralógica em duas amostras de minério Tantalita-Columbita. A metodologia utilizada para a realização dos estudos envolveu a execução de análises granulométricas do material “in natura” nas faixas de -0,147(100#); -0,104(150#); -0,074(200#) e -0,044(325#) mm, separações minerais por líquido denso, seguidas de estudos químico-mineralógicos através de fluorescência e difração de raios X, visando identificar as fases minerais presentes. A coleta das amostras foi pontual, realizada na cabeceira da margem de uma drenagem e numa profundidade de 70 cm, onde constituiu a primeira amostra. Já a segunda amostra foi composta após três sequencias de bateia, constituindo um concentrado de bateia. As amostras estudadas apresentam diferente teor de Ta; Ti; Fe; Zr e Nb, a maior diferença observada refere-se ao aumento do teor de Tântalo e Titânio e diminuição do conteúdo de silício. Trabalhos artesanais e de forma incipiente realizados nesta mesma região registram teor de Ta entre 50 a 55%.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

João Paulo Pereira Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá

Professor do Curso Técnico em Mineração, Recursos Naturais, Mineração.

Lídia Dely Alves Sousa Meira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá

Professora do Curso Técnico em Mineração, Recursos Naturais, Mineração.

Roberto Penha Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá

Aluno do Curso Técnico Subsequente em Mineração.

Referências

LIMA, J. M. G. Perfil da mineração da tantalita. Desenvolvimento de estudos para a elaboração do plano duodecenal (2010-2030) de geologia, mineração e transformação mineral. MME. Brasília, 2009.

OLIVEIRA, M. J. Diagnóstico do setor mineral do estado do Amapá. Instituto de pesquisas científicas e tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA). 148p. Macapá, 2010.

PEREIRA, R. M., CASTRO, C., NEUMANN, R. e ÁVILA, C. A. Minerais de metais e elementos raros associados ao granito desemborque, São Paulo. In: Revista brasileira de geociências. Ed: 38; Vol. 4. p591-597. UERJ. Rio de Janeiro, 2008.

RODRIGUES, A. F. S. Economia Mineral do Brasil – Brasília-DF: DNPM. 2009.

SILVA, J. P. P., PINHEIRO, V. S., ARAÚJO, F. S. D. e LEITE, J. Y. P. Caracterização do rejeito de lavra garimpeira de esmeralda. In: IV Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica. Belém - PA. 2009.

Downloads

Publicado

07/08/2014

Como Citar

Silva, J. P. P., Meira, L. D. A. S., & Silva, R. P. (2014). CARACTERIZAÇÃO MINERALÓGICA EM MINÉRIO DE TÂNTALO E NIÓBIO DE PORTO GRANDE - AP. HOLOS, 3, 378–385. https://doi.org/10.15628/holos.2014.1835

Edição

Seção

ARTIGOS