DEGRADAÇÃO DE MEIOS FILTRANTES NA FILTRAGEM A VÁCUO

Autores

  • André Carlos Silva Universidade Federal de Goiás
  • Elenice Maria Schons Silva
  • Franciele V Lima
  • Marília Santos

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2014.1773

Resumo

A filtragem é uma operação de separação sólido-líquido que consiste em separar mecanicamente as partículas sólidas de uma suspensão líquida com o auxílio de um leito poroso, chamado de meio filtrante. Para o correto dimensionamento, tanto do filtro quanto das suas manutenções, é necessário o conhecimento de desgaste, seja a nível de ruptura do meio filtrante ou de seu entupimento. O objetivo do trabalho era o estudo da obstrução de meios filtrantes utilizados na indústria mineral em operações de filtragem a vácuo, permitindo assim uma maior compreensão dos fatores operacionais que podem afetar a obstrução de meios filtrantes e por consequência reduzir a vida útil do mesmo. Tal compreensão é necessária para, no futuro, modelar e simular o processo de obstrução de meios filtrantes industriais.

Downloads

Biografia do Autor

André Carlos Silva, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Engenharia de Minas (2000), mestrado em Engenharia Mineral (2003) e doutorado em Engenharia de Materiais (2010) pela Universidade Federal de Ouro Preto e Pós-doutorado (2012) em andamento no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas (PPGEM) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é professor Adjunto II do Departamento de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão e Coordenador do Curso de Especialização em Tratamento de Minérios. Tem experiência na área de Engenharia de Minas, com ênfase em Tratamento de Minérios, atuando nas seguintes áreas: simulação computacional, automação industrial e equipamentos de tratamento de minérios. É editor associado da Revista Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) e revisor das revistas: Espaço em Revista, Exacta, Revista Escola de Minas (REM) e Revista de Ciência e Tecnologia do Vale do Jequitinhonha.

Referências

FRANÇA, S. C. A., CASQUEIRA, R. G. Ensaios de filtragem em filtro de folha (leaf test). In: Tratamento de Minérios: Práticas Laboratoriais. SAMPAIO, J. A., FRANÇA, S. C. A., BRAGA, P. F. A. (Editores), Rio de Janeiro: CETEM/CNPq, 2007. 570 p.

HOSTEN, Ç., SAN, O. Reassessment of correlations for the dewatering characteristics of filter cakes. Minerals Engineering, 15, p. 347-353, 2002.

KAPUR, P. C., LAHA, S., USHER, S., DEKRETSER, R. G., SCALES, P. Modeling of the consolidation stage in pressure filtration of compressible cakes. Journal of Colloid and Interface Science, 256, p. 216-222, 2002.

KINCL, J., DOLECEK, P., CAKL, J. Filtration model for hollow fiber membranes with compressible cake formation. Desalination, 240, p. 99-107, 2009.

LUZ, A. B., COSTA, L., POSSA, M., ALMEIDA, S. Tratamento de minérios. 4ª edição. Rio de Janeiro: CETEM/CNPq, 2004. 867 p.

Downloads

Publicado

03/07/2014

Como Citar

Silva, A. C., Silva, E. M. S., Lima, F. V., & Santos, M. (2014). DEGRADAÇÃO DE MEIOS FILTRANTES NA FILTRAGEM A VÁCUO. HOLOS, 3, 309–318. https://doi.org/10.15628/holos.2014.1773

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>