EM QUE A SOCIOLOGIA PODE CONTRIBUIR PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA?
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2013.1606Resumo
Este trabalho visa desenvolver uma breve reflexão em torno do Ensino de Sociologia na Educação Profissional e Tecnológica, apontando para possíveis contribuições que essa ciência poderia trazer para a formação no Ensino Médio integrado ao Técnico. As questões aqui postas se desenvolvem tendo como substrato teórico principal as contribuições de Anthony Giddens, bem como considerando a finalidade da Sociologia no Ensino Médio.Downloads
Referências
ALEXANDER, Jeffrey. A importância dos clássicos. In: GIDDENS, Anthony; TURNER, Jonathan (Org.). Teoria social hoje. São Paulo: Editora UNESP, 1999.
BRASIL. Orientações Curriculares Nacionais: sociologia. Brasília: MEC, 2006.
______. Parâmetros Curriculares Nacionais: conhecimento de sociologia, antropologia e política. Brasília: MEC, 1999.
FREITAG, Barbara. Escola, Estado e Sociedade. São Paulo: Moraes, 1980.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica. Educação e Sociedade, v. 28, p. 1129-1152, 2007.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. A política de Educação Profissional no Governo Lula: Um percurso histórico controvertido. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, nº 92, p. 1087-1113, 2005.
GIDDENS, Anthony. As Consequências da Modernidade. São Paulo: Editora UNESP, 1991.
______. Em Defesa da Sociologia. São Paulo: Editora UNESP, 2001.
______. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005.
______. Sociologia: uma breve porém crítica introdução. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1984.
GUELFI, Wanirley Pedroso. A Sociologia como disciplina escolar no Ensino Secundário brasileiro (1925-1942). 2001. 194 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2001.
HABERMAS, Jurgen. Técnica e Ciência como Ideologia. Lisboa: Edições 70, 2009.
HAMLIN, Cynthia Lins. Desenvolvendo uma Terceira Cultura nas Escolas: habitus sociológico, estranhamento e desnaturalização de preconceitos. Tomo, v. 15, p. 71-82, 2009.
HANDFAS, Anita. O estado da arte do ensino de sociologia na educação básica: um levantamento preliminar da produção acadêmica. Inter-legere, s/v, n. 9, p. 386-400, 2011.
KRAWCZK, Nora. Reflexão sobre alguns desafios do ensino médio no Brasil hoje. Cadernos de Pesquisa, vol.41, no.144, p.752-769. 2011.
MARTINS, Carlos Benedito C.O Ensino Superior Brasileiro nos anos 90. São Paulo em Perspectiva, v. 14 n. 1, p. 41-60, 2000.
MORAES, Amaury Cesar. Ensino de Sociologia: periodização e campanha pela obrigatoriedade. Cadernos CEDES, v. 31, p. 359-382, 2011.
______. O Veto de FHC: o sentido de um gesto. In: CARVALHO, Lejeune Mato Grosso de. (org.). Sociologia e Ensino em Debate: experiências e discussão de sociologia no ensino médio. Ijuí: Ed. Unijuí, 2004. p. 105-111.
MORAES, Amaury C; Guimarães, Elisabeth F. Metodologia de Ensino de Ciências Sociais: relendo as OCEM-Sociologia. In: MORAES, Amaury Cesar (Org.). Sociologia: ensino médio. Brasília: MEC/SEB, 2010, v. 15, p. 45-62.
MOURA, Dante Henrique. Educação Básica e Educação Profissional e Tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. Holos, v. 23, n. 2, p. 4-30, 2007.
MOURA, Dante Henrique; PINHEIRO, Rosa Aparecida. Currículo e formação humana no ensino médio técnico integrado de jovens e adultos. Em Aberto, v. 22, n. 82, p. 91-108, 2009.
MOTA, Kelly Cristine Corrêa da Silva. Os lugares da sociologia na formação de estudantes do ensino médio: as perspectivas de professores. Rev. Bras. Educ. no.29, p.88-107. 2005.
OLIVEIRA, Amurabi. Ensino de Sociologia: Desafios epistemológicos para o ensino médio. Revista Espaço Acadêmico, v. 10, n. 119, p. 115-121, 2011.
______. Para que Serve Sociologia? Itinerários na Rede de Educação Profissional e Tecnológica. Tecnologia & Cultura, v 12, n 16. p. 22-29, 2010a.
______. Revisitando a História do Ensino de Sociologia na Educação Básica. Acta Scientiarum. Education vol. 35, n 2, 2013.
______. Sociologia do Ensino de Sociologia no Brasil: Contribuições a partir de Anthony Giddens. Inter-ação, v. 35, p. 53-62, 2010b.
PANSARDI, Marcos Vinícius. Um Estranho no Ninho: a formação de professores em sociologia nos Institutos Federais. Inter-Legere. s/v, n. 13, p. 235-249, 2013.
PINO, Ivani. A lei de diretrizes e bases da educação: a ruptura do espaço social e a organização da educação nacional. In: BRZEZINSKI, Iria (org.). LDB interpretada: diversos olhares se entrecruzam. São Paulo: Cortez, 2007. p. 19-39.
RAMOS, Marise Nogueira. Currículo Integrado - Verbete. In: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - FIOCRUZ. (Org.). Dicionário da Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro: EPSJV/FIOCRUZ, 2006, p. 77-80.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um Discurso sobre as Ciências. Porto: Edições Afrontamento, 1995.
SANTOS, Mário Bispo. A Sociologia no Contexto das Reformas do Ensino Médio. In: CARVALHO, Lejeune Mato Grosso de. (org.). Sociologia e Ensino em Debate: experiências e discussão de sociologia no ensino médio. Ijuí: Ed. Unijuí, 2004. p. 131-180.
SCHRADER, Achim. O Sistema Brasileiro de Educação no Período das Reformas após 1971. Ijuí: Editora Unijuí, 2009.
SILVA, Ileizi L. F. O Ensino das Ciências Sociais/Sociologia no Brasil: histórico e perspectivas. In: MORAES, Amaury Cesar de (Org.). Coleção Explorando o Ensino de Sociologia. Brasília: MEC, 2010, p. 23-31.
______. A Sociologia no ensino médio: desafios institucionais e epistemológicos para a consolidação da disciplina. Cronos, v. 8, p. 403- 427, 2007.