O DESIGN CENTRADO NO HUMANO NA ATUAL PESQUISA BRASILEIRA - UMA ANÁLISE ATRAVÉS DAS PERSPECTIVAS DE KLAUS KRIPPENDORFF E DA IDEO

Autores

  • Iana Garófalo Chaves FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
  • João Paulo Bittencourt FACULDADE DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
  • Cibele Haddad Taralli FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2013.1560

Resumo

O presente artigo possui como objetivo relacionar o discurso de design centrado no humano (DCH) apresentado na literatura de Klaus Krippendorff com os métodos propostos pela empresa IDEO, e analisar quais e como esses métodos vem sendo empregados na pesquisa em design no Brasil, através de artigos publicados nas duas ultimas edições do congresso P&D. A pesquisa é um estudo bibliográfico de caráter comparativo, que utiliza-se da análise do discurso. Desse modo, é possível observar que os métodos do DCH estão mais presentes nas fases inicial e intermediária das pesquisas, denotando a necessidade de um maior desenvolvimento de tais métodos na fase final dos estudos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Iana Garófalo Chaves, FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Mestranda da FAU-USP na área de concentração de design e arquitetura, linha de pesquisa “Objeto e Arquitetura -Projeto e Produção”

João Paulo Bittencourt, FACULDADE DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Doutorando em administração na FEA-USP na área de gestão de pessoas

Cibele Haddad Taralli, FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Professora Doutora MS-3 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, no Departamento de Projetos.

Referências

BROWN,T. Design Thinking. Harvard Business Review. Junho, 2008. http://www.ideo.com/images/uploads/thoughts/IDEO_HBR_Design_Thinking.pdf. Acessado em julho de 2013, p. 84-92.

CIPOLLA,C.; VIEIRA, T. Design de serviços possibilitando a diminuição no consumo de roupas. In: X CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA EM DESIGN, São Luís - MA, Anais... São Luís: EDUFMA, 2012, p. 8357-8371.

DANTAS, D. Procedimentos projetuais para o design centrado no usuário aplicados ao ensino de projeto de produto. In: IX CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA EM DESIGN, São Paulo - SP, Anais... São Paulo: Blücher e Universidade Anhembi Morumbi, 2010, p.2638-2646.

GARBULHO,G. S.; FLEURY, A. L. Som da Cidade: uma reflexão sobre a contribuição do Design Thinking em projetos para a indústria cultural. In: In: X CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA EM DESIGN, São Luís - MA, Anais... São Luís: EDUFMA, 2012, p. 3367-3378.

GASSON, S. Human-Centered vs. User-Centred approaches to information system design. The Journal of Information Technology Theory and Application (JITTA), v. 5, n. 2, p. 29-46, 2003.

GIACOMIN, J. What is Human Centred Design?. In: X CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA EM DESIGN, São Luís - MA, Anais... São Luís: EDUFMA, 2012, p.148-161.

GIBSON, J.J. The Ecological Approach to Visual Perception. Boston: Houghton Mifflin.1979.p.350.

GILL, R. Análise de Discurso. In: BAUER, M. W.; GASKELL,G. (orgs) Pesquisa Qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis-RJ: Vozes, 2012. p. 244-270.

IDEO. HCD - Human Centered Design: Kit de ferramentas. EUA: Ideo, 2009. 102 p. Disponível em: <http://www.ideo.com/work/human-centered-design-toolkit/>. Acessado em julho de 2013.

KORBES,R.; FREIRE, K.F.; DEBIAGI,C.C. Contribuições do design estratégico para o desenvolvimento de um negócio de moda: o caso do Bureaux 464. In: X CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA EM DESIGN, São Luís - MA, Anais... São Luís: EDUFMA, 2012, p. 3816-3827.

KRIPPENDORFF, K..Propositions of Human-centeredness: A Philosophy for Design. In: DURLING, D.; FRIEDMAN, K. (Eds.). Doctoral Education in Design: Foundations for the Future. Staffordshire (UK): Staffordshire University Press, 2000.p.55-63.

KRIPPENDORFF, K.; BUTTER, R. Semantics: Meanings and Contexts of Artifacts. In SCHIFFERSTEIN, H.N.J.; HEKKERT, P. (Eds.). Product experience. New York: Elsevier, 2007.p.353-376.

KRIPPENDORFF, Klaus. Design centrado no usuário: uma necessidade cultural. Estudos em Design, Rio de Janeiro, v. 8, n. 3, p. 87-98, 2000.

SPERB,D.Q.; CAETANO,R. M.; CEREZER, L.; DIAS, A. M.; MILNE, M.L.A.; SAUER,L.Estadiômetro ergonômico de baixo custo: O caso da Fundação Gaúcha de bancos sociais - FGBS. In: X CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA EM DESIGN, São Luís - MA, Anais... São Luís: EDUFMA, 2012, p. 7069-7074.

SPERB, D.Q.; CAETANO, R. M.; CONCI, M.; DIAS, A. M.; MILNE, M.L. A.; SEIBEL, M. K. O Ergodesign e projeto de produto: O caso da fundação gaúcha dos bancos sociais - FGBS. In: X CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA EM DESIGN, São Luís - MA, Anais... São Luís: EDUFMA, 2012, p.923-935.

Downloads

Publicado

16/12/2013

Como Citar

Chaves, I. G., Bittencourt, J. P., & Taralli, C. H. (2013). O DESIGN CENTRADO NO HUMANO NA ATUAL PESQUISA BRASILEIRA - UMA ANÁLISE ATRAVÉS DAS PERSPECTIVAS DE KLAUS KRIPPENDORFF E DA IDEO. HOLOS, 6, 213–225. https://doi.org/10.15628/holos.2013.1560

Edição

Seção

ARTIGOS