NARRATIVAS E RECONSTRUÇÕES DE SI: NO MAR O VIVER, NA MARÉ O FAZER, NA HISTÓRIA O SABER

Autores

  • Emerson Augusto Medeiros Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN
  • Ana Lucia Aguiar Lopes Leandro Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Helena Perpétua de Aguiar Ferreira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2013.1471

Resumo

Este trabalho discute sobre os saberes de pessoas que construíram suas vidas em articulação e interação com o mar. O saberes dos povos do mar são saberes exclusivos de indivíduos que tem sua trajetória fundamentada na prática com a água e a maré. A pertinência científica e social deste trabalho está ancorada no sentido de percebermos que a educação atual caminha valorando os conhecimentos oriundos das ciências, pouco se dando crédito aos saberes das pessoas ditas comuns. Em diálogos construídos com pescadores e marisqueiros e nas narrativas dos sujeitos pesquisados alicerçamos nosso estudo. Os autores que compõem este trabalho tais como: Freire (2005), Santos (2008) Gohn (2010) discutem aspectos importantes para a compreensão e reflexão do estudo. Nas narrativas dos atores e autores da pesquisa percebemos que seus saberes estão ancorados em sua cultura, servindo para construção de suas ações e práticas. Pescar, mariscar, viver no mar são algumas atividades e comportamentos que reforçam a identidade desses sujeitos. Afirmamos que a experiência de vida no mar é fator decisivo na formação das populações do mar. Compromisso com a vida, participativos no trabalho os sujeitos da pesquisa, validam seus saberes como teia que conduz sua existência, e os tornam sujeitos conscientes no mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Emerson Augusto Medeiros, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN

Professor Auxiliar da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Especialista em Educação-UERN (Formação de Professores). Aluno do Mestrado em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN.

Ana Lucia Aguiar Lopes Leandro, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Sociologia. Coordenadora e Orientadora no Mestrado em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN.

Helena Perpétua de Aguiar Ferreira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Mestranda no programa de pós-graduação em Educação – POSEDUC Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e professora no curso de Pedagogia do Campus Avançado Assú (UERN).

Referências

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. 33. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1995.

DELORY-MOMBEGER, Christine. Biografia e Educação: Figuras do indivíduo projeto. Tradução de Maria da Conceição Passegi. Natal – RN: EDUFRN, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 46. Ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2005.

SANTOS, Boaventura de Souza. A crítica da razão indolente contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2008.

GOHN, Maria da Glória. Movimentos Sociais e Educação. São Paulo: Cortez, 2010.

MARISQUEIRA. Entrevista. [março 2013]. Entrevistadores Emerson Augusto de Medeiros e Ana Lúcia Aguiar Lopes Leandro. Tibau/RN, 2013. 1 (um) artigo. Rádio Gravador (123 min).

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. 26ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

PESCADOR. Entrevista. [março 2013]. Entrevistadores Emerson Augusto de Medeiros e Ana Lúcia Aguiar Lopes Leandro. Icapuí/CE, 2013. 1(um) artigo. Rádio Gravador (76 min).

Downloads

Publicado

10/12/2013

Como Citar

Medeiros, E. A., Leandro, A. L. A. L., & Ferreira, H. P. de A. (2013). NARRATIVAS E RECONSTRUÇÕES DE SI: NO MAR O VIVER, NA MARÉ O FAZER, NA HISTÓRIA O SABER. HOLOS, 6, 161–169. https://doi.org/10.15628/holos.2013.1471

Edição

Seção

ARTIGOS