INTERFACES ENTRE SAÚDE, LAZER E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS CORPORAIS
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2008.141Resumo
A partir do entendimento do lazer enquanto necessidade humana e como manifestação da cultura presente nas diversas esferas da sociedade, compreendemos que o lazer está presente em todas as esferas da sociedade. Dessa forma, um dos âmbitos no qual o profissional do lazer pode estar inserido é o da saúde. Objetivamos nesse estudo tecer reflexões sobre interfaces entre saúde, lazer e educação, apontando contribuições das práticas corporais na atuação do profissional de lazer e qualidade de vida enquanto educador. Essa pesquisa configura-se como uma pesquisa bibliográfica e utilizamos livros e artigos científicos relacionados às temáticas da saúde, do lazer, do corpo e da educação. Diante das discussões apresentadas destacamos que a compreensão existencial de saúde pode colaborar com os profissionais de lazer e qualidade de vida, ao exacerbar uma compreensão ampla e dinâmica de saúde, podendo contribuir com suas intervenções em diferentes cenários educativos. Ressaltamos ainda, que as práticas corporais nos momentos de lazer podem oportunizar a promoção do desenvolvimento das potencialidades humanas e, dessa forma contribuir para a formação de sujeitos conscientes.Downloads
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Publicado
17/11/2008
Como Citar
Souza Mendes, M. I. B., & Medeiros, L. P. (2008). INTERFACES ENTRE SAÚDE, LAZER E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS CORPORAIS. HOLOS, 2, 17–26. https://doi.org/10.15628/holos.2008.141
Edição
Seção
ARTIGOS