UM ESTUDO DOS PROCESSOS VERBAIS NO GÊNERO ARTIGO CIENTÍFICO EM REVISTAS DE SECRETARIADO EXECUTIVO: UMA PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL.

Autores

  • Keyla Christina Almeida Portela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2013.1327

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo investigar os artigos científicos na área do secretariado executivo, por meio da análise das orações com processos verbais, formas verbais mais frequentes e dos padrões de uso; visando auxiliar estudantes, pesquisadores e profissionais de Secretariado Executivo em formação na produção de artigos científicos. Como fundamentação teórica foi utilizada a Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), que estuda a língua em uso e em diferentes contextos, desenvolvida por M.A.K Halliday (1985, 1994) e revisada por Halliday e Matthiessen (2004), entre outros. Nessa perspectiva, a pesquisa considerou como categoria de análise a metafunção ideacional, tomando por base os processos verbais, ou seja, os processos do dizer. No que se refere aos estudos sobre gêneros científicos, a pesquisa foi fundamentada em Bhatia (1993), Swales (1989, 1990), Swales & Feak (1999), Motta-Roth (1995, 2006), entre outros. O instrumento computacional WordSmith Tools 5.0 (Scott, 2009) serviu para o mapeamento dos dados da pesquisa a partir, em especial, das ferramentas Wordlist e Concordance, que permitiram encontrar as padrões para análise. Foram estudados 161 artigos, em língua portuguesa, retirados de três revistas online da área de Secretariado executivo, área que ainda não contém publicações no Scielo. Os resultados apontaram que os processos verbais mais recorrentes foram: dizer, determinar, destacar e afirmar nas três revistas e as formas verbais mais encontradas foram: 3ª pessoa do singular, passiva e infinitivo. Além disso, os padrões de uso mostraram que alguns verbos utilizados não tinham função de processo dizer e, também houve um alto índice de discurso reportado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Keyla Christina Almeida Portela, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Docente na área de secretariado executivo e Letras. Autora de 7 livros na área. Doutoranda em linguistica aplicada e estudos da linguagem pela PUCSP. Administradora do site: www.portaldosecretariado.com.br

Referências

ALMEIDA, R. A construção da identidade do profissional de secretário na região do Grande ABC – Dissertação de Mestrado – Medodista – Departamento de Administração, 2009.

BARBARA, L; MACEDO, M. M. Processos verbais em artigos científicos: padrões de realização da mensagem. IN: BARBARA, L; MOYANO, E. Textos e Linguagem acadêmica. Mercado de Letras, 2011.

BARBOSA, M. R. S. A. CONTE UMA HISTÓRIA ...Um estudo de gêneros na escola sob a ótica da Lingüística Sistêmico-Funcional. Tese de doutorado. LAEL – PUCSP, 2009.

BHATIA, V. K. Analysing genre: language use in professional settings. Longman, 1993.

BERBER-SARDINHA, T. Linguística de corpus. São Paulo: Manole, 2004.

BRUNO, I. M. O Poder de Influência do Profissional de Secretariado no Processo Decisório das Organizações Dissertação de Mestrado - PUCSP – Departamento de Administração, 2006.

CABRAL, S. R. S.; BARBARA, L. Processos verbais no discurso jornalístico: frequência e organização da mensagem. Delta. 2012.

CAVALCANTE, F. L. A (Re) Construção da Identidade Profissional de Secretária: Um Estudo de Estórias de Vida. Dissertação de Mestrado – PUCRJ – Departamento de Letras, 2010.

CUNHA, M. A. F., SOUZA, M. M. Transitividade e seus contextos de uso. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.

EGGINS, S. An introduction to systemic functional linguistics. London: Pinter Publishers, 1994.

GONÇALVES, F. Língua e gênero em redações dissertivo-argumentativas: um enfoque sistêmico-funcional. Dissertação de mestrado. LAEL – PUCSP, 2011.

HALLIDAY, M.A.K. An introduction to functional grammar. London: Edward Arnold, 1994.

HALLIDAY, M.A.K. & HASAN, R. Cohesion in English. London: Longman, 1976.

_______ Language, context, and text: aspect of language in a social-semiotic perspective. Second Edition. Deakin University Press/ Oxford University Press, 1989.

HALLIDAY, M.A.K. & MARTIN, J.R. (eds.) Readings in systemic linguistics. London: Batsford, 1981.

LIMA, L. C. Línguas em Contato, Preconceitos e Ensino, um Estudo de Caso: Representação de Línguas Estrangeiras e Indígenas na Formação do Profissional de Secretariado Executivo em Roraima. Dissertação de Mestrado – UFRJ – Departamento de Letras, 2011.

LIMA, S. F. De que Maneira as Novas Tecnologias Comunicacionais vem Mudando a Imagem da Secretária Executiva nas Organizações. Dissertação de Mestrado – LAEL – PUCSP, 2001.

LIMA-LOPES, R.E. Estudos de transitividade em língua portuguesa: o perfil do gênero cartas de venda. Dissertação de Mestrado. LAEL – PUCSP, 2001.

MARCANTÔNIO, A. T., SANTOS, M. M.; LEHFELD, N. A. de S. Elaboração e divulgação do trabalho científico, Atlas, São Paulo, Brasil, 1993.

MARSON, L. S. C. Comportamento organizacional: estudo de caso dos secretários executivos do estado do Rio de Janeiro. Dissertação de mestrado – UFF – Departamento de Sistema de Gestão, 2009.

MARTIN, J. R. English text: System and Structure. Amsterdam: John Benjamins Publishing Co, 1992.

MARTIN, J. R.; MATTHIESSEN, C. M. I. M.; PAINTER, C. Working with functional grammar. London: Arnold, 1997.

MORAIS, F. B. C. As mulheres na política brasileira: um estudo sob a perspective sistêmico-funcional. Dissertação de Mestrado. PUC-SP, 2008.

MOTTA-ROTH, D. Escritura, gêneros acadêmicos e construção do conhecimento. Letras. UFSM, 1998.

_______Escrevendo no contexto: contribuições da Linguística Sistêmico-Funcional para o ensino de redação acadêmica. Paper presented at the 33rd International Systemic Functional Congress. PUC-SP, 2006.

_______Redação Acadêmica: princípios básicos.1. ed. Santa Maria: Imprensa Universitária, 2001.

PAIM, A. S. Aparência física, estereótipos e inserção profissional: um estudo sobre a profissão de secretário executivo segundo a percepção das estudantes de secretariado. Dissertação de Mestrado – UFBA – Departamento de Psicologia, 2007.

SCOTT, M.R. WordSmith tools. Oxford: Oxford University Press, 2009.

SHERGUE, O. Dimensão da variação no discurso médico acadêmico: o artigo de pesquisa a apresentação de trabalhos científicos em congressos. Dissertação de Mestrado. PUC-SP, 2003.

SWALES, J. M. Language and scientific communication: The case of the reprint request. Scientometrics vol.13, pp. 93-101, 1989.

______ Genre analysis – English in academic and research settings. Cambridge University Press, 1990.

SWALES, J. M. & FEAK, C. B. Academic writing for graduate students. Michigan: The University of Michigan Press., 1999.

THOMPSON, G. Introducing Functional Grammar. England, Ed. Arnold, 1996.

VIAN JR. O. Conceito de Gênero e análise de textos de vídeos institucionais. Dissertação de Mestrado. LAEL – PUCSP, 1997.

VILAS BOAS, M C. O ensino com pesquisa como metodologia da prática pedagógica: um estudo realizado no curso de Secretariado Executivo da PUCPR. Dissertação de Mestrado - PUCPR - Departamento de Educação, 1999.

Downloads

Publicado

22/09/2013

Como Citar

Portela, K. C. A. (2013). UM ESTUDO DOS PROCESSOS VERBAIS NO GÊNERO ARTIGO CIENTÍFICO EM REVISTAS DE SECRETARIADO EXECUTIVO: UMA PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL. HOLOS, 4, 155–171. https://doi.org/10.15628/holos.2013.1327

Edição

Seção

ARTIGOS