O PROCESSO EDUCACIONAL INCLUSIVO NO CEFET-RN: UMA LEITURA CRÍTICA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO

Autores

  • Fernando Fernandes Gomes

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2008.121

Resumo

RESUMO O presente artigo analisa a importância do projeto político-pedagógico (PPP) em um processo de inclusão educacional que vise possibilitar, igualmente a todas as pessoas, o acesso a uma educação de qualidade, considerando os aspectos físicos, sociais e econômicos. Diante disso, este artigo tem como objetivo realizar uma leitura crítica do projeto político-pedagógico do CEFET-RN, que se encontra em construção, avaliando sua contribuição para um processo educacional inclusivo. O trabalho foi elaborado a partir de uma revisão bibliográfica e da análise do projeto político-pedagógico do CEFET-RN. O estudo revela que esse documento, no que diz respeito ao processo educacional inclusivo, mostra a preocupação da Instituição em estar respaldada em documentos nacionais; em adotar políticas específicas para o ingresso de estudantes de escolas públicas; e em efetivar a prática da inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais (PNEE). Espera-se que este artigo contribua para o término da construção desse importante documento que é o projeto político-pedagógico. PALAVRAS-CHAVE: CEFET-RN. Educação inclusiva. Inclusão social. Projeto político-pedagógico. EL PROCESO EDUCATIVO INCLUSIVO EN EL CEFET-RN: UN ANÁLISIS CRÍTICO DEL PROYECTO EDUCATIVO DEL CENTRO RESUMEN Este artículo analiza la importancia del proyecto educativo de centro en un proceso de inclusión educativa orientado a proporcionar el acceso de todas las personas a una educación de calidad, considerando los medios físicos, sociales y económicos. El artículo se propone a analizar el proyecto educativo de centro del CEFET-RN, que está en construcción, respecto a su carácter inclusivo. Se ha elaborado el texto a partir de una revisión bibliográfica y de análisis documental del proyecto educativo de centro del CEFET-RN. El análisis revela que ese proyecto, en lo que respecta al proceso educativo inclusivo, está orientado a adoptar políticas específicas que privilegien el ingreso de estudiantes de escuelas públicas; asimismo busca tornar efectiva la práctica de incluir personas con necesidades educativas especiales (PNEE). Finalmente, se espera que este artículo contribuya con el perfeccionamiento del proyecto educativo de centro del CEFET-RN, actualmente en construcción. PALABRAS CLAVE: CEFET-RN. Educación inclusiva. Inclusión social. Proyecto educativo de centro.

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Publicado

02/03/2009

Como Citar

Gomes, F. F. (2009). O PROCESSO EDUCACIONAL INCLUSIVO NO CEFET-RN: UMA LEITURA CRÍTICA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO. HOLOS, 3, 33–45. https://doi.org/10.15628/holos.2008.121

Edição

Seção

ARTIGOS