DIAGNÓSTICO PRELIMINAR DO SISTEMA DE GESTÃO DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE DA LIGA NORTE RIOGRANDENSE CONTRA O CÂNCER: POLICLÍNICA
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2014.1199Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar e avaliar a real situação dos resíduos de serviços de saúde gerados pela Liga Norte Riograndense Contra o Câncer: Policlínica, visando subsidiar informações para o gerenciamento correto destes resíduos, levando em consideração normas e legislações vigentes. Para atingir este objetivo, foi realizado um diagnóstico preliminar do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde - PGRSS do ano de 2011 ao primeiro semestre de 2012. Assim, com este diagnóstico preliminar pretende-se observar o desenvolvimento e o funcionamento correto do PGRSS da Liga Norte Riograndense Contra o Câncer: Policlínica.Downloads
Referências
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA – ANVISA (Brasil). Dispõe sobre o regulamento técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. Resolução RDC nº 306, de 07 de dezembro de 2004. D.O.U de 10 de dezembro de 2004.
ARGUELLO CC. Guia para o manejo interno de resíduos sólidos em estabelecimento de saúde – Centro Pan Americano de Engenharia Sanitária e Ciências do Ambiente. Brasília: Organização Pan Americana da Saúde; 1997.
BARBIERI, J. C. Gestão ambiental empresarial – conceitos, modelos e instrumentos. São Paulo: Saraiva, 2004.
BRASIL, Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Manual de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.
CONAMA, Conselho Nacional de Meio Ambiente. Resolução nº 5 de 05 de agosto de 1993.
CONAMA, Conselho Nacional de Meio Ambiente. Resolução nº 358 de 29 de abril de 2005.
MOREIRA, C.J.; SISINNO, C. L. S. Ecoeficiência: um instrumento para a redução da geração de resíduos e desperdícios em estabelecimento de saúde. Cad. Saúde Pública, Rio de janeiro, nov-dez, 2005.
NAIME, R.; GARCIA, A. C. A. Percepção ambiental e diretrizes para compreender a questão do meio ambiente. Novo Hamburgo, Feevale, 2004.
NAIME, R. Gestão de resíduos sólidos. Novo Hamburgo, Feevele, 2005.
SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 2 ª Ed. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001.
TACHIZAWA, T. Gestão ambiental e responsabilidade social. São Paulo: Atlas, 2002.