ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS DE APOIO AS FAMÍLIAS: DURANTE E PÓS-PANDEMIA

Autores

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever estratégias educacionais que podem ser direcionadas as famílias como forma de auxiliá-las na educação dos filhos, tanto no contexto de distanciamento social e suspensão das aulas presenciais, como num contexto pós-pandemia. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica, por meio de consultas em artigos científicos e sites de organizações ligadas à área da educação, saúde e à Psicologia. No artigo são abordadas as  implicações da Covid-19 na educação brasileira e enfatizada a importância da relação família-escola para a formação integral do aluno. Logo, são apresentadas as estratégias educacionais, durante e pós-pandemia, de apoio as famílias. Por último, nas considerações finais, faz-se uma chamada a reflexões, no sentido de estabelecer um novo rearranjo entre a instituição familiar e a instituição escolar, para que a formação integral do aluno, independente da modalidade de ensino, não seja prejudicada. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edilene Pereira Guimarães, Universidade Federal de Viçosa

Mestre em Economia Doméstica pelo Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa. 

Referências

Aquino, E. M., Silveira, I. H., Pescarini, J. M., Aquino, R., Souza-Filho, J. A., Rocha, A. S., . . . & Lima, R. T. (2020). Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciências & Saúde Coletiva, 25(Supl. 1), 2423-2446. Acesso em 30 de outubro de 2020, disponível em https://doi.org/10.1590/1413-81232020256.1.10502020.

Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1088. Acesso em 31 de outubro de 2020, disponível em https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_06.06.2017/art_227_.asp.

Brasil. (2005). Decreto Lei nº 5.622, 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Acesso em 28 de setembro de 2020, disponível em http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/dec_5622.pdf.

Dias, E., & Pinto, F. C. (2020). A Educação e a Covid-19. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 28(108), 545-554. Acesso em 15 de outubro de 2020, disponível em https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002801080001.

Durkin, K. (1995). Developmental social psychology. Cambridge: Blackwell.

Faco, V. M., & M, L. E. (2009). Conceito de família: adolescentes de zonas rural e urbana. In: VALLE, TGM., (Org.). Aprendizagem e desenvolvimento humano: avaliações e intervenções, Capítulo 6, 121-135. São Paulo: Cultura Acadêmica. Acesso em 16 de outubro de 2020, disponível em http://books.scielo.org/id/krj5p/pdf/valle-9788598605999-07.pdf.

Fundação Oswaldo Cruz. (2020). Coronavírus e saúde mental. Tire suas dúvidas aqui! Acesso em 28 de outubro de 2020, disponível em https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/coronavirus-e-saude-mental-tire-suas-duvidas-aqui/.

Instituto Unibanco.(2020). Como apoiar as famílias durante o fechamento das escolas. Acesso em 24 de outubro de 2020, disponível em https://www.institutounibanco.org.br/conteudo/como-apoiar-as-familias-durante-o-fechamento-das-escolas/.

Libâneo, J. C. (2004). Organização e gestão da escola: teoria e prática.(revista e ampliada), 5. ed. Goiânia: Alternativa.

Lopes, D. A., Oliveira, J. L., & Santana, F. (2016). A importância da relação entre escola e família no desenvolvimento intelectual e afetivo do aluno. Revista Saberes, 1, 20-29. Acesso em 27 de outubro de 2020, disponível em https://facsaopaulo.edu.br/wp-content/uploads/sites/16/2018/05/ed5/3.pdf.

Monteiro, S. S. (2020). (Re) inventar educação escolar no Brasil em tempos da Covid-19. Revista Augustus, 51(25), 237-254. doi:https://doi.org/10.15202/1981896.2020v25n51p237.

Nahas, L. F. (2020). Pandemia, fraternidade e família: a convivência e a importância da manutenção dos laços familiares. doi:https://doi.org/10.47306/978-65-88213-03-2.149-164.

Oliveira, C. B., & Marinho-Araújo, C. (2010). A relação família-escola: intersecções e desafios. Estudos em Psicologia, 1(27). Acesso em 24 de outubro de 2020, disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2010000100012.

Oliveira, J. B., Gomes, M., & Barcello, T. (2020). A Covid-19 e a volta às aulas: ouvindo as evidências. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 108(28), 555-578. Acesso em 13 de outubro de 2020, disponível em https://www.scielo.br/pdf/ensaio/v28n108/1809-4465-ensaio-28-108-0555.pdf.

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. (2020). A Comissão Futuros da Educação da Unesco apela ao planejamento antecipado contra o aumento das desigualdades após a COVID-19. Paris: Unesco. Acesso em 13 de setembro de 2020, disponível em https://pt.unesco. org/news/comissao– futuros– da– educacao– da– unesco– apela– ao– planejamento– antecipado– o– aumento– das.

Organização Mundial da Saúde. (2020). Coronavirus disease 2019 (COVID-19), 51. Situation Report. Acesso em 13 de setembro de 2020, disponível em https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20200311-sitrep-51-covid-19.pdf?sfvrsn=1ba62e57_10.

Pratta, E. M., & Santos, M. A. (2007). Família e adolescência: a influência do contexto familiar no desenvolvimento psicológico de seus membros. Psicologia em Estudo, 2, 12, 247-256. Acesso em 13 de outubro de 2020, disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141373722007000200005&lng=en&nrm=iso.

Rezende, W. M., & Dias, A. I. (2010). Educação a Distância e Ensino Presencial: incompatibilidade e ou convergência? Revista EAD em foco, 1(1), 7-16. Acesso em 30 de outubro de 2020, disponível em https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/10/.

Silva, J. M., Correia, V. A., & Gomes, C. S. (2009). Relações entre ensino e aprendizagem na EJA. Holos, 4(25), 57-61. Acesso em 10 de novembro de 2020, disponível em http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/346/286.

Taffarel, C. N., & Souza, E. C. (2020). Dossiê contribuição ao debate sobre o que fazer em educação, em meio à pandemia do coronavírus (covid-19). LEPEL e GEPEC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Esporte e Lazer e Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo. Salvador: LEPEL e GEPEC FACED UFBA. Acesso em 21 de novembro de 2020, disponível em http://www.anfope.org.br/wp-content/uploads/2020/07/DOSSI%C3%8A-CONTRIBUI%C3%87%C3%83O-AO-DEBATE-SOBRE-O-QUE-FAZER-EM-EDUCA%C3%87%C3%83O-vs-11-07-20-compactado.pdf.

World Health Organization. (2020). Timeline of WHO’s response to COVID-19. Acesso em 16 de outubro de 2020, disponível em https://www.who.int/news-room/detail/29-06-2020

Publicado

28/12/2022

Como Citar

Guimarães, E. P. (2022). ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS DE APOIO AS FAMÍLIAS: DURANTE E PÓS-PANDEMIA. HOLOS, 7. Recuperado de https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11601

Edição

Seção

ARTIGOS