ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS DE APOIO AS FAMÍLIAS: DURANTE E PÓS-PANDEMIA
Resumo
Este artigo tem como objetivo descrever estratégias educacionais que podem ser direcionadas as famílias como forma de auxiliá-las na educação dos filhos, tanto no contexto de distanciamento social e suspensão das aulas presenciais, como num contexto pós-pandemia. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica, por meio de consultas em artigos científicos e sites de organizações ligadas à área da educação, saúde e à Psicologia. No artigo são abordadas as implicações da Covid-19 na educação brasileira e enfatizada a importância da relação família-escola para a formação integral do aluno. Logo, são apresentadas as estratégias educacionais, durante e pós-pandemia, de apoio as famílias. Por último, nas considerações finais, faz-se uma chamada a reflexões, no sentido de estabelecer um novo rearranjo entre a instituição familiar e a instituição escolar, para que a formação integral do aluno, independente da modalidade de ensino, não seja prejudicada.
Downloads
Referências
Aquino, E. M., Silveira, I. H., Pescarini, J. M., Aquino, R., Souza-Filho, J. A., Rocha, A. S., . . . & Lima, R. T. (2020). Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciências & Saúde Coletiva, 25(Supl. 1), 2423-2446. Acesso em 30 de outubro de 2020, disponível em https://doi.org/10.1590/1413-81232020256.1.10502020.
Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1088. Acesso em 31 de outubro de 2020, disponível em https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_06.06.2017/art_227_.asp.
Brasil. (2005). Decreto Lei nº 5.622, 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Acesso em 28 de setembro de 2020, disponível em http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/dec_5622.pdf.
Dias, E., & Pinto, F. C. (2020). A Educação e a Covid-19. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 28(108), 545-554. Acesso em 15 de outubro de 2020, disponível em https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002801080001.
Durkin, K. (1995). Developmental social psychology. Cambridge: Blackwell.
Faco, V. M., & M, L. E. (2009). Conceito de família: adolescentes de zonas rural e urbana. In: VALLE, TGM., (Org.). Aprendizagem e desenvolvimento humano: avaliações e intervenções, Capítulo 6, 121-135. São Paulo: Cultura Acadêmica. Acesso em 16 de outubro de 2020, disponível em http://books.scielo.org/id/krj5p/pdf/valle-9788598605999-07.pdf.
Fundação Oswaldo Cruz. (2020). Coronavírus e saúde mental. Tire suas dúvidas aqui! Acesso em 28 de outubro de 2020, disponível em https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/coronavirus-e-saude-mental-tire-suas-duvidas-aqui/.
Instituto Unibanco.(2020). Como apoiar as famílias durante o fechamento das escolas. Acesso em 24 de outubro de 2020, disponível em https://www.institutounibanco.org.br/conteudo/como-apoiar-as-familias-durante-o-fechamento-das-escolas/.
Libâneo, J. C. (2004). Organização e gestão da escola: teoria e prática.(revista e ampliada), 5. ed. Goiânia: Alternativa.
Lopes, D. A., Oliveira, J. L., & Santana, F. (2016). A importância da relação entre escola e família no desenvolvimento intelectual e afetivo do aluno. Revista Saberes, 1, 20-29. Acesso em 27 de outubro de 2020, disponível em https://facsaopaulo.edu.br/wp-content/uploads/sites/16/2018/05/ed5/3.pdf.
Monteiro, S. S. (2020). (Re) inventar educação escolar no Brasil em tempos da Covid-19. Revista Augustus, 51(25), 237-254. doi:https://doi.org/10.15202/1981896.2020v25n51p237.
Nahas, L. F. (2020). Pandemia, fraternidade e família: a convivência e a importância da manutenção dos laços familiares. doi:https://doi.org/10.47306/978-65-88213-03-2.149-164.
Oliveira, C. B., & Marinho-Araújo, C. (2010). A relação família-escola: intersecções e desafios. Estudos em Psicologia, 1(27). Acesso em 24 de outubro de 2020, disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2010000100012.
Oliveira, J. B., Gomes, M., & Barcello, T. (2020). A Covid-19 e a volta às aulas: ouvindo as evidências. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 108(28), 555-578. Acesso em 13 de outubro de 2020, disponível em https://www.scielo.br/pdf/ensaio/v28n108/1809-4465-ensaio-28-108-0555.pdf.
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. (2020). A Comissão Futuros da Educação da Unesco apela ao planejamento antecipado contra o aumento das desigualdades após a COVID-19. Paris: Unesco. Acesso em 13 de setembro de 2020, disponível em https://pt.unesco. org/news/comissao– futuros– da– educacao– da– unesco– apela– ao– planejamento– antecipado– o– aumento– das.
Organização Mundial da Saúde. (2020). Coronavirus disease 2019 (COVID-19), 51. Situation Report. Acesso em 13 de setembro de 2020, disponível em https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20200311-sitrep-51-covid-19.pdf?sfvrsn=1ba62e57_10.
Pratta, E. M., & Santos, M. A. (2007). Família e adolescência: a influência do contexto familiar no desenvolvimento psicológico de seus membros. Psicologia em Estudo, 2, 12, 247-256. Acesso em 13 de outubro de 2020, disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141373722007000200005&lng=en&nrm=iso.
Rezende, W. M., & Dias, A. I. (2010). Educação a Distância e Ensino Presencial: incompatibilidade e ou convergência? Revista EAD em foco, 1(1), 7-16. Acesso em 30 de outubro de 2020, disponível em https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/10/.
Silva, J. M., Correia, V. A., & Gomes, C. S. (2009). Relações entre ensino e aprendizagem na EJA. Holos, 4(25), 57-61. Acesso em 10 de novembro de 2020, disponível em http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/346/286.
Taffarel, C. N., & Souza, E. C. (2020). Dossiê contribuição ao debate sobre o que fazer em educação, em meio à pandemia do coronavírus (covid-19). LEPEL e GEPEC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Esporte e Lazer e Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo. Salvador: LEPEL e GEPEC FACED UFBA. Acesso em 21 de novembro de 2020, disponível em http://www.anfope.org.br/wp-content/uploads/2020/07/DOSSI%C3%8A-CONTRIBUI%C3%87%C3%83O-AO-DEBATE-SOBRE-O-QUE-FAZER-EM-EDUCA%C3%87%C3%83O-vs-11-07-20-compactado.pdf.
World Health Organization. (2020). Timeline of WHO’s response to COVID-19. Acesso em 16 de outubro de 2020, disponível em https://www.who.int/news-room/detail/29-06-2020
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 HOLOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.