Experiências Cartográficas com Pessoas Idosas: Uma busca por Novos Olhares e Leituras Sociais

Autores

  • Francker Duarte de Castro
  • Francisca Márcia Fernandes Tavares
  • Gilnara Karla Nicolau da Silva

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2009.114

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar o comportamento do idoso diante de práticas educativas. Para tanto, foram desenvolvidas estratégias e material didático tátil para ensinar Geografia a este grupo. A prática educativa foi realizada com um grupo de idosos do Programa Saúde e Cidadania na Melhor Idade, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológica do Rio Grande do Norte, IFRN, com a finalidade de levar conhecimento geográfico a essas pessoas, por meio de instrumentos e estratégias pedagógicas, observando como esses superam as dificuldades físicas que aparecem com o passar dos anos. Para essa produção, recorreu-se à bibliografia e à legislação, voltada para a pessoa idosa, fazendo um paralelo de como essas pessoas eram tratadas nas antigas civilizações e como são tratadas atualmente no Brasil. PALAVRAS-CHAVE: Idosos, comportamento, experiências cartográficas, prática educativa, geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

05/01/2010

Como Citar

de Castro, F. D., Fernandes Tavares, F. M., & Nicolau da Silva, G. K. (2010). Experiências Cartográficas com Pessoas Idosas: Uma busca por Novos Olhares e Leituras Sociais. HOLOS, 3, 63–72. https://doi.org/10.15628/holos.2009.114

Edição

Seção

ARTIGOS