PROPRIEDADES FÍSICO – MECÂNICAS E AMBIENTAL DE CERÂMICA ESTRUTURAL COM ESTABILIZAÇÃO DO ÍON MANGANÊS

Autores

  • Ana Paula Costa Câmara Universidade Federal do Rio Grande do Norte Instituto Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2012.1107

Resumo

Neste trabalho estudou-se a adição do íon manganês bivalente a uma massa argilosa do estado do Rio Grande do Norte a fim de avaliar a viabilidade tecnológica e ambiental do material cerâmico. A matéria-prima cerâmica foi caracterizada por análise química (FRX) e difratometria de raios – X (DRX). O íon metálico foi adicionado na forma de soluções aquosas nas concentrações de 100, 150 e 200 mg/L. Os corpos de prova obtidos por extrusão e sinterizados nas temperaturas de 850, 950 e 1050 °C foram avaliados por ensaios cerâmicos e ambiental de solubilidade. As propriedades tecnológicas avaliadas foram: retração linear de queima, absorção de água, porosidade aparente, massa específica aparente e tensão de ruptura à flexão em três pontos. Propriedades como porosidade aparente e absorção de água não apresentaram variações significativas em função da concentração do íon manganês. Por outro lado, a tensão de ruptura à flexão cresce com o aumento da temperatura independente da concentração do íon. Os resultados indicaram que a cerâmica com o íon manganês incorporado e estabilizado, é adequada para a fabricação de diversos produtos cerâmicos, tais como tijolo maciço e revestimento semi-poroso, sem oferecer risco ao meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Paula Costa Câmara, Universidade Federal do Rio Grande do Norte Instituto Federal da Paraíba

Graduação em Engenharia Química, Mestrado em Engenharia Química e doutoranda em Engenharia Química, área de atuação tecnologia de materiais e tratamento de resíduos sólidos. Professora no IFPB campus Sousa.

Downloads

Publicado

29/10/2012

Como Citar

Costa Câmara, A. P. (2012). PROPRIEDADES FÍSICO – MECÂNICAS E AMBIENTAL DE CERÂMICA ESTRUTURAL COM ESTABILIZAÇÃO DO ÍON MANGANÊS. HOLOS, 5, 142–150. https://doi.org/10.15628/holos.2012.1107

Edição

Seção

ARTIGOS