O IDADISMO DISFARÇADO DE HUMOR: o caso do vídeo Caminhão “Cata Véio” e a pandemia por Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2022.10930Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar uma análise do vídeo humorístico Prantão do Chico: Caminhão “Cata Véio”, do canal Youtube® Reclamação do Dia, como uma ferramenta de difusão do idadismo em meio à pandemia por Covid-19. Metodologicamente, a pesquisa se classifica como documental e interpretativa. A análise do vídeo foi inspirada na metodologia “Análise de imagens em movimento”, de Diane Rose (2011), que se divide em quatro fases: seleção, transcrição, codificação e tabulação. O vídeo humorístico, pelo seu caráter de leveza, funciona como uma pedagogia cultural de difusão do idadismo, baseado na ridicularização e infantilização da velhice. Além de não contribuir para o efetivo combate da Covid-19, pois não tem o caráter instrutivo, é um material depreciativo, que invisibiliza o velho e desconsidera suas vontades, desejos e direitos.Downloads
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