O IDADISMO DISFARÇADO DE HUMOR: o caso do vídeo Caminhão “Cata Véio” e a pandemia por Covid-19

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DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2022.10930

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma análise do vídeo humorístico Prantão do Chico: Caminhão “Cata Véio”, do canal Youtube® Reclamação do Dia, como uma ferramenta de difusão do idadismo em meio à pandemia por Covid-19. Metodologicamente, a pesquisa se classifica como documental e interpretativa. A análise do vídeo foi inspirada na metodologia “Análise de imagens em movimento”, de Diane Rose (2011), que se divide em quatro fases: seleção, transcrição, codificação e tabulação. O vídeo humorístico, pelo seu caráter de leveza, funciona como uma pedagogia cultural de difusão do idadismo, baseado na ridicularização e infantilização da velhice. Além de não contribuir para o efetivo combate da Covid-19, pois não tem o caráter instrutivo, é um material depreciativo, que invisibiliza o velho e desconsidera suas vontades, desejos e direitos.

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Biografia do Autor

Débora Pires Teixeira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa

Professora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

 

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Publicado

02/03/2022

Como Citar

Teixeira, D. P. (2022). O IDADISMO DISFARÇADO DE HUMOR: o caso do vídeo Caminhão “Cata Véio” e a pandemia por Covid-19. HOLOS, 2, 1–11. https://doi.org/10.15628/holos.2022.10930

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ARTIGOS