FATORES QUE INFLUENCIAM O ENDIVIDAMENTO E A INADIMPLÊNCIA NO SETOR IMOBILIÁRIO DA CIDADE DE TORITAMA-PE À LUZ DAS FINANÇAS COMPORTAMENTAIS.

Autores

  • Wenner Glaucio Lopes Lucena UFPB
  • Janayna Maria de Araújo Santos Faculdade do Vale do Ipojuca FAVIP
  • Juliana Tabosa de Assis Faculdade do Vale do Ipojuca FAVIP
  • Márcia Cristina dos Santos Faculdade do Vale do Ipojuca FAVIP

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2014.1084

Resumo

Entender a dinâmica financeira, num contexto de crises econômicas mundiais, onde o incentivo ao consumo se contrasta com os elevados índices de endividamento e inadimplência existentes; não é tarefa fácil. No entanto, as finanças comportamentais, embora um tema ainda pouco conhecido surja como primordial para o entendimento dessas “anomalias” de mercado; uma vez que estuda a influência de aspectos psicológicos e sociológicos nas decisões financeiras dos indivíduos mostrando que estes não são totalmente racionais como defendia a teoria tradicional de finanças e por isto, suscetíveis a erros. Neste sentido, busca-se com a realização deste trabalho executar um estudo a respeito de quais os fatores que influenciam os altos índices de endividamento e inadimplência no setor imobiliário de loteamentos da cidade de Toritama – PE, a luz das Finanças Comportamentais. Para isto, utilizou-se uma pesquisa de caráter descritivo com os proprietários de lotes, realizada através de análises quantitativas, onde os dados foram mensurados por meio de métodos estatísticos para melhor entendimento da pesquisa. Como resultado percebeu-se que os principais fatores que ocasionam o endividamento destes indivíduos são: baixa renda familiar, sazonalidade de mercado, falta de planejamento financeiro e desemprego. Percebeu-se também a influência dos vieses cognitivos otimismo e excesso de confiança em apenas uma parcela dos entrevistados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wenner Glaucio Lopes Lucena, UFPB

Doutor em Contabilidade pela UnB e prof. do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UFPB

Janayna Maria de Araújo Santos, Faculdade do Vale do Ipojuca FAVIP

Especialista em Finanças pela FAVIP

Juliana Tabosa de Assis, Faculdade do Vale do Ipojuca FAVIP

Especialista em Finanças pela FAVIP

Márcia Cristina dos Santos, Faculdade do Vale do Ipojuca FAVIP

Especialista em Finanças pela FAVIP

Downloads

Publicado

02/02/2015

Como Citar

Lucena, W. G. L., Santos, J. M. de A., Assis, J. T. de, & Santos, M. C. dos. (2015). FATORES QUE INFLUENCIAM O ENDIVIDAMENTO E A INADIMPLÊNCIA NO SETOR IMOBILIÁRIO DA CIDADE DE TORITAMA-PE À LUZ DAS FINANÇAS COMPORTAMENTAIS. HOLOS, 6, 90–113. https://doi.org/10.15628/holos.2014.1084

Edição

Seção

ARTIGOS