EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA EMPREGADA PELO PROJETO NATIVAS NO CAMPUS DA UFRN
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2008.108Resumo
O presente trabalho, tendo como tema ‘Educação Ambiental: uma perspectiva metodológica empregada pelo Projeto Nativas no Campus da UFRN’, é dedicado ao estudo da educação ambiental realizada através da prática de arborização e abordagem teórica correlata. Foram abordadas cinco atividades de educação ambiental, realizadas no Campus Universitário da UFRN, no período de julho/2005 a julho/2006, e contemplados estudantes de escolas públicas e particulares, na faixa etária de 11 a 15 anos. O objetivo geral foi desenvolver a construção da educação ambiental com estudantes de escolas públicas e particulares através de uma perspectiva metodológica empregada pelo Projeto Nativas no Campus (PNC) - um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que desenvolve atividades ambientais nos âmbitos social e acadêmico, por meio da prática de arborização urbana. A metodologia utilizada buscou integrar a educação informal à formal e consistiu em dois estágios: programação e efetivação. Esta última sendo desenvolvida em quatro momentos: recepção dos alunos, exposição teórica dos temas ligados ao meio ambiente, arborização e momento de interação. Os resultados obtidos têm por base a análise da metodologia aplicada quanto à sua funcionalidade, sendo expostos em função do comportamento observado nos estudantes e registros efetivados pelos mesmos (questionários e desenhos). Concluiu-se que a utilização dessa metodologia para a realização de atividades de educação ambiental foi válida. A temática arborização permitiu a abordagem de temas inerentes a educação ambiental com vasta abrangência, tanto no âmbito da educação formal, como também em destaque, da educação informal. PALAVRAS-CHAVE: Educação ambiental, arborização, confecção de desenhos, Nativas no Campus – UFRN, Meio Ambiente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
08/07/2008
Como Citar
Andrade, R. T., & Silva, A. C. (2008). EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA EMPREGADA PELO PROJETO NATIVAS NO CAMPUS DA UFRN. HOLOS, 1, 93–118. https://doi.org/10.15628/holos.2008.108
Edição
Seção
ARTIGOS