ESTUDO CURRICULAR DE CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA E A MATEMÁTICA FINANCEIRA
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2013.1063Resumo
O presente trabalho tem por finalidade debater e refletir aspectos e características curriculares dos cursos superiores de tecnologia em uma instituição de ensino particular tecnológico no Estado do Espírito Santo. O estudo analisa, ainda, especificamente a presença de conhecimentos de Matemática Financeira e conteúdos de finanças nos currículos das graduações tecnológicas e suas influências na formação dos graduandos nessa modalidade de estudo superior. Para a análise e conclusões foram levadas em conta as diretrizes curriculares do MEC para os cursos superiores de tecnologia bem como as habilidades e competências definidas para essas graduações.Downloads
Referências
APPLE, Michael W. Ideologia e Currículo. São Paulo: Artmed, 2006.
ARRIEIRO, Daniel Henrique Lucci. Estágio e currículo: função pedagógica e função social - Estudo de caso do Estágio Supervisionado no curso de Bacharelado em Administração da Faculdade de Ciências Administrativas de Curvelo. Dissertação (Mestrado em Educação)-Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2002.
BARBOSA, Carlos Soares ; DELUIZ, Neise. Qualificação profissional de jovens e adultos trabalhadores : primeiro emprego em discussão. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, v. 34, n. 1, p. 50-63, jan./abr. 2008.
BRASIL, Ministério da Educação. Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. Disponível em:< http://catalogo.mec.gov.br/ >. Acesso em 09 jun.2010.
BRASIL, Ministério da Educação. PCN+. Brasília: Ministério da Educação, 2002.
D´AMBROSIO, Ubiratan. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 99-120, jan./abr. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n1/a08v31n1.pdf>. Acesso em: 06 dez. 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MACHADO, Lucília R. de S. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Brasília, MEC/SETEC, 2008. p. 8-22. http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/rev_brasileira.pdf Acesso em: 29 out. 2011.
ROSETTI JUNIOR, Helio . Educação Matemática e Financeira: um estudo de caso em Cursos Superiores de Tecnologia. São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, 2010. (Tese de Doutorado).
ROSETTI JUNIOR, H.; SCHIMIGUEL, J.. Educação matemática financeira: conhecimentos financeiros para a cidadania e inclusão. InterScience Place, v. 2, p. 1-13, 2009.
ROSETTI JUNIOR, Helio. Graduação e Inovação. Disponível em: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/graduacao-e-inovacao/11829/ , Acesso em: 09 jun. 2006.
SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.