MAPA: REFLEXÕES SOBRE UM IMPORTANTE INSTRUMENTO PARA O ENSINO GEOGRÁFICO, SEGUINDO UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA

Auteurs

  • DIEGO SALOMÃO C DE O SALVADOR

DOI :

https://doi.org/10.15628/holos.2007.10

Résumé

O mapa é um instrumento que representa de maneira codificada diversos espaços geográficos. A leitura e a compreensão desse instrumento são de suma importância para o desenvolvimento significativo do ensino geográfico. Um mapa construído de maneira acessível a todos representa um meio pelo qual o ensino geográfico pode se tornar motivante e eficaz para todos os alunos, tanto os com deficiências quanto os considerados “normais”. Dessa maneira, o estudo em tela traz reflexões sobre a importância desse instrumento para o desenvolvimento inclusivo do ensino de Geografia. Além dessas reflexões, são apresentados passos para a confecção de um mapa tátil do Brasil, que pode ser trabalhado por todos os alunos e professores. Destaca-se que o objetivo da apresentação desses passos é o de despertar a motivação e a criatividade de professores e alunos para a construção de outros mapas táteis, que possam auxiliar na significância do processo educacional geográfico inclusivo. PALAVRAS-CHAVE: Mapa. Ensino de Geografia. Inclusão.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

19/03/2008

Comment citer

SALVADOR, D. S. C. D. O. (2008). MAPA: REFLEXÕES SOBRE UM IMPORTANTE INSTRUMENTO PARA O ENSINO GEOGRÁFICO, SEGUINDO UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA. HOLOS, 2, 52–63. https://doi.org/10.15628/holos.2007.10

Numéro

Rubrique

ARTIGOS

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice