O ENSINO DE TEATRO NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFRN

Autores

  • Marinalva Nicácio de Moura

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2011.772

Resumo

Nesse trabalho, apresentamos uma reflexão sobre a sensibilidade estética expressa no corpo e nos gestos da narração de história em sala de aula, com intuito de ensinar teatro. O desenvolvimento dessa reflexão se dá a partir da atitude fenomenológica inspirada no filósofo francês Maurice Merleau-Ponty, na qual o corpo deixa de ser só um instrumento para significar no acontecimento teatral, realizando uma comunicação sensível na reflexibilidade corpórea. Os gestos do narrador nos dão a ver e a pensar sobre a linguagem e a comunicação do corpo, oferecendo-nos processos sensíveis e modos criativos de aprendizagem. Nessa perspectiva, a reflexão sobre o fenômeno do acontecimento teatral realizado em sala de aula, apresenta a narrativa de história como processo educativo do corpo, configurando-se como uma aprendizagem do fazer teatral. Um conhecimento sensível que pode contribuir com as reflexões sobre teatro e educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30/12/2011

Como Citar

Moura, M. N. de. (2011). O ENSINO DE TEATRO NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFRN. HOLOS, 5, 179–184. https://doi.org/10.15628/holos.2011.772

Edição

Seção

ARTIGOS