O ENSINO DE TEATRO NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFRN
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2011.772Resumo
Nesse trabalho, apresentamos uma reflexão sobre a sensibilidade estética expressa no corpo e nos gestos da narração de história em sala de aula, com intuito de ensinar teatro. O desenvolvimento dessa reflexão se dá a partir da atitude fenomenológica inspirada no filósofo francês Maurice Merleau-Ponty, na qual o corpo deixa de ser só um instrumento para significar no acontecimento teatral, realizando uma comunicação sensível na reflexibilidade corpórea. Os gestos do narrador nos dão a ver e a pensar sobre a linguagem e a comunicação do corpo, oferecendo-nos processos sensíveis e modos criativos de aprendizagem. Nessa perspectiva, a reflexão sobre o fenômeno do acontecimento teatral realizado em sala de aula, apresenta a narrativa de história como processo educativo do corpo, configurando-se como uma aprendizagem do fazer teatral. Um conhecimento sensível que pode contribuir com as reflexões sobre teatro e educação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
30/12/2011
Como Citar
Moura, M. N. de. (2011). O ENSINO DE TEATRO NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFRN. HOLOS, 5, 179–184. https://doi.org/10.15628/holos.2011.772
Edição
Seção
ARTIGOS