INTERDISCIPLINARIDADE, INTERCULTURALIDADE E INTERSETORIALIDADE: PRINCÍPIOS E APLICAÇÃO NO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO (PRONATEC)

Autores

  • Rosilane Meneses Folgado Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais- Campus São João del- rei
  • Lucília Regina de Souza Machado Centro Universitário UNA. Programa de Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local.
  • Alexandre Lana Ziviani IF Sudeste MG
  • Alex Mourão Terzi IF Sudeste MG

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2014.2156

Resumo

O artigo discute conceitos de interdisciplinaridade, interculturalidade e intersetorialidade e suas aplicações ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A dimensão da intersetorialidade é analisada considerando-se a necessidade do enfrentamento à fragmentação dos programas, projetos e serviços por meio de interações socioinstitucionais na gestão de políticas públicas. A dimensão da interculturalidade é abordada a partir da necessidade de mudança de atitude dos diferentes agentes, que atuam no Pronatec, com vistas à convivência democrática entre diferentes culturas no processo educacional, buscando a integração entre elas sem anular sua diversidade e o potencial criativo e vital resultante das relações entre os diferentes e seus respectivos contextos. A dimensão da interdisciplinaridade é analisada considerando-se a importância da superação da fragmentação de conteúdos e práticas por meio de diálogos e intercâmbios de saberes e conhecimentos como condição para abordagens pedagógicas integradoras. O estudo destas três dimensões se justificou pela necessidade de compreender o desenho e os desafios colocados à organização do Pronatec e sua implementação.

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Biografia do Autor

Lucília Regina de Souza Machado, Centro Universitário UNA. Programa de Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local.

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1972), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1979) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984). Atualmente é professora do Centro Universitário Una. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, trabalho e educação, educação profissional, desenvolvimento local e educação profissional e tecnológica. Foi membro da Comissão Assessora de Especialistas em Educação Técnico Profissional da Organização dos Estados Iberoamericanos para a Educação, a Ciência e Cultura e da Comissão Executiva Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio - CONAC da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação. É membro do Comitê Sociocientífico da Universidade Internacional Terra Cidadã. É sócia da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (Aninter-SH) e do Centro de Estudos Educação e Sociedade (Cedes).

Alexandre Lana Ziviani, IF Sudeste MG

Bacharel em Administração. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Professor efetivo e atualmente Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - câmpus São João del-Rei. Atua nas áreas de Administração Púbica, Estratégia, Marketing, Logística e Gerência de Projetos. Possui experiência no setor varejista, exportação de produtos e logística empresarial. Atualmente desempenha funções relacionadas a Administração Pública Federal.

Alex Mourão Terzi, IF Sudeste MG

É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Câmpus São João del-Rei. Possui graduação em Direito pela Universidade Presidente Antônio Carlos (1998), é licenciado em Letras pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2004), especialista em Língua Portuguesa pela PUC - MG (2004), mestre em Letras pela Universidade Federal de São João del-Rei (2006) e doutor em Linguística e Língua Portuguesa, pela PUC - MG, com a tese intitulada "A construção enunciativa do Desenvolvimento Sustentável em Direito Ambiental: o caso da Usina Hidrelétrica de Irapé". Tem experiência na participação de bancas examinadoras de monografias e na coordenação de projetos de Iniciação Científica. Já atuou nos cursos de Letras, Normal Superior, Administração, Sistemas de Informação e Direito. Atualmente, é professor do curso de Letras do IF Sudeste MG, Câmpus São João del-Rei

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Publicado

02/09/2014

Como Citar

Folgado, R. M., Machado, L. R. de S., Ziviani, A. L., & Terzi, A. M. (2014). INTERDISCIPLINARIDADE, INTERCULTURALIDADE E INTERSETORIALIDADE: PRINCÍPIOS E APLICAÇÃO NO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO (PRONATEC). HOLOS, 4, 438–449. https://doi.org/10.15628/holos.2014.2156

Edição

Seção

ARTIGOS