PLATAFORMA DE COMUNICAÇÃO SEM FIO APLICADA A SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO

Autores

  • Felipe Barbalho Rocha Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Natal
  • Raul Silveira Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Natal
  • Álvaro Medeiros Avelino Instituto de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Nova Cruz
  • Clayton Maciel Costa Instituto de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Ipanguaçu

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2014.1945

Resumo

A utilização de novas tecnologias para projetos de automação é hoje uma tendência nos grandes centros urbanos. Porém, no campo, a agricultura carece do uso dessas tecnologias, inclusive, em sistemas e métodos de irrigação e de monitoramento de lavouras, dos quais são em sua grande maioria ultrapassados e inadequados. Consequentemente, isso afeta diretamente todo o setor econômico de uma sociedade. Com isso, faz-se necessário o desenvolvimento de um mecanismo automatizado de controle de irrigação, possibilitando uma maior eficiência e eficácia no processo de irrigação. Para tanto, o objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de um sistema de hardware e software capaz de tornar o processo de irrigação mais simples para o agricultor. Esse sistema consiste no controle e monitoramento da irrigação por meio de uma aplicação desenvolvida para computadores pessoais e através da internet, tendo em vista a mobilidade proporcionada para acesso do sistema em qualquer lugar do mundo. Além das vantagens práticas e econômicas, o sistema automatizado de irrigação possui um simples desenvolvimento, e utiliza materiais de baixo custo, o que torna viável sua implantação em grandes, médias e, inclusive, em pequenas lavouras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Barbalho Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Natal

Possui formação técnica em Informática pelo IFRN - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2013). Atualmente cursando Bacharelado em Tecnologia da Informação pela UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Raul Silveira Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Natal

Possui formação técnica em Informática pelo IFRN - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2013). Atualmente cursando Bacharelado em Tecnologia da Informação pela UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Álvaro Medeiros Avelino, Instituto de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Nova Cruz

Possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação (PPGEEC), da UFRN (2009). Atualmente é professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico da área de Manutenção de Equipamentos de Informática no campus Nova Cruz, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN).

Clayton Maciel Costa, Instituto de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Ipanguaçu

Possui Graduação em Ciência da Computação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2006) e Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Ceará (2009). Atualmente é professor de Sistemas de Informação do Instituto Federal do Rio Grande do Norte.

Referências

AQUINO, J.F.S. Plataformas de desenvolvimento para dispositivos móveis. Rio De Janeiro, Dezembro de 2007.

ARDUINO. Disponível em:<http://www.arduino.cc/>. Acesso em: 06 de Junho de 2013.

CAVALCANTE, M.A., TAVOLARO C.R.C., MOLISANI, E. Física com Arduino para iniciantes. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 4, 4503 (2011).

DIMARZIO, JEROME F.; Android: A programmer's Guide, New York. McGrawHill E-Book, 2008.

GAVIDIA, J.J.V. Programação funcional usando Java. 1997. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Informática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. Julho de 1997.

ISTO É DINHEIRO. Uso de smartphones dobrou no último ano. Disponível em: <http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/117403_USO+DE+SMARTPHONES+DOBROU+NO+ULTIMO+ANO+APONTA+PESQUISA>. Acesso em: Agosto de 2013.

JÚNIOR, M.A.P., CASTRO, R.O. Estudo de caso da plataforma Android com Interfaces Adaptativas. LUMNI, v. 1, n. 1, (2011).

LIMA, C.B DE, VILLAÇA, M.V.M. AVR e Arduino técnicas de projetos. Florianópolis: Edição dos Autores, 2012. 632p.

LISTA, A.M. Projeto didático de Pesquisa: Informática. São Paulo: DCL, 2007. 776p.

PINHEIRO, J.M.S. As Redes com ZigBee. 2004. Disponível em: <http://www.projetoderedes.com.br/artigos/artigozigbee.php> Acesso em: 13 Julho de 2013.

QUEIROZ, T.M DE, BOTERL, T.A., FRIZZONE, J.A. Desenvolvimento de software e hardware para irrigação de precisão usando pivô central. Engenharia Agrícola, Jaboticabal, v.28, n.1, p.44-54, jan./mar. 2008.

ROBOCORE. Disponível em:<http://www.robocore.net/>. Acesso em: 06 de Junho de 2013.

RXTX. Disponível em:<http://rxtx.qbang.org/wiki/index.php/>. Acesso em: 23 de Dezembro de 2013.

SILVA, I.L.S DA. Sistema de Irrigação Automatizado Baseado na Umidade do Solo. Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM). Belém – PA. 2007.

SOUZA, A.R., PAIXÃO, A.C., UZÊDA, D.D., DIAS, M.A., Duarte, S., Amorim H.S. A placa Arduino: uma opção de baixo custo para experiências de física assistidas pelo PC. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 1, 1702 (2011).

WEBER, T.S. Tolerância a falhas: conceitos e exemplos. Apostila do Programa de Pós-Graduação–Instituto de Informática-UFRGS. Porto Alegre. 2003.

Downloads

Publicado

06/10/2014

Como Citar

Rocha, F. B., Silva, R. S., Avelino, Álvaro M., & Costa, C. M. (2014). PLATAFORMA DE COMUNICAÇÃO SEM FIO APLICADA A SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO. HOLOS, 5, 269–282. https://doi.org/10.15628/holos.2014.1945

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)