A PRÁTICA DO PORTFÓLIO E O USO PLATAFORMA MOODLE NA SALA DE AULA DE GEOGRAFIA: PERSPECTIVAS PARA UMA GEOGRAFIA EDUCATIVA

Autores

  • Erineide da Costa e Silva IFRN

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2013.1693

Resumo

Este trabalho relata experiência vivenciada nas aulas de Geografia, em cursos técnicos de Nível Médio Integrado, do Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, Campus Natal Central, com uso da Plataforma Moodle e o gênero portfólio. A opção por essa metodologia veio ao observar que grande parte dos nossos alunos chega ao Ensino Médio com pouca familiaridade com o hábito do registro, escrita e exercício de reflexão. Para socialização das produções foi utilizada a plataforma Moodle: http://ead.ifrn.edu.br/moodle/, recurso utilizado pela Instituição nos cursos a distância. Constamos que, quando motivados, os alunos nos dão as respostas significativas e que é possível superar a ideia inicial que muitos ainda chegam ao Ensino Médio, em relação ao estudar Geografia: conteúdos decorativos com aulas centradas no professor e deve se estudar para fazer provas e atividades para obtenção de uma nota no final do bimestre. Houve avanços significativos quanto ao exercécio da escrita, criticidade, criatividade. Além do despertar para a relevância da plataforma Moodle no processo ensino-aprendizagem e inclusão digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erineide da Costa e Silva, IFRN

Prof. de Geografia e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente

Referências

BERNARDES, Carla; MIRANDA, Filipa Bizarro. Portefólio: uma escola de competências. Porto, Portugal: Porto Editora, 2003.

CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos. Para entender a necessidade de práticas prazerosas no ensino e geografia na pós-modernidade. In: REGO, Nelson; CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos; KAERCHER, Nestor André (Orgs.). Geografia: prática pedagógicas par ao ensino médio. Porto Alegre: Artmed, 2007.

BRASIL, Orientações Curriculares para o Ensino Médio, 2008. Ciências Humanas e suas tecnologias. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Básica, 2008.

BRASIL, Ciências Humanas e suas tecnologias. Parte IV, Conhecimentos de Geografia. In: Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Básica, 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 25. ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1998.

______ Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 15. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2008.

HERNANDEZ, Fernando. A avaliação como parte do processo dos projetos de trabalho. In: ______. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Trad. Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artmed, 1998.

IFRN. Projeto pedagógico do curso Técnico de Nível Médio em Informática na forma integrada, na modalidade presencial. Natal-RN, 2009.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

KAERCHER, Nestor André. O gato comeu a Geografia Crítica? Alguns obstáculos a superar no ensino-aprendizagem de Geografia. In: PONTUSCHKA, Nídia Nacib; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. Geografia em perspectiva. 3. Ed. São Paulo: Contexto, 2006.

REGO, Nelson. Geografia educadora, isso serve para. In: REGO, Nelson; CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos; KAERCHER, Nestor André (Orgs.). Geografia: práticas pedagógicas para o Ensino Médio. Porto Alegre: Artmed, 2007.

Downloads

Publicado

28/10/2013

Como Citar

e Silva, E. da C. (2013). A PRÁTICA DO PORTFÓLIO E O USO PLATAFORMA MOODLE NA SALA DE AULA DE GEOGRAFIA: PERSPECTIVAS PARA UMA GEOGRAFIA EDUCATIVA. HOLOS, 5, 191–199. https://doi.org/10.15628/holos.2013.1693

Edição

Seção

ARTIGOS