O CURSO DE PEDAGOGIA E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NO BRASIL: PERCURSO HISTORICO E MARCOS LEGAIS

Autores

  • Ana Paula Pereira Arantes Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
  • Raimunda Abou Gebran Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2014.1643

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo compreender o percurso histórico do curso de Pedagogia no Brasil pela via dos seus marcos legais, desde o surgimento desse curso em 1939 aos dias atuais. A pesquisa se desenvolveu na abordagem qualitativa, utilizando como procedimento a pesquisa bibliográfica e a documental. Foram analisadas as quatro principais regulamentações do curso de Pedagogia, a saber: Decreto-Lei nº 1.190/1939; Parecer nº 251/1962; Parecer nº 252/1969 e Resolução CNE/CP nº 1/2006. A partir destas análises percebemos que desde o surgimento do curso há uma incerteza sobre o propósito e a função do pedagogo. O Parecer CFE nº. 252/69 e a Resolução CFE 2/69 tentaram definir de uma forma mais clara a função do Pedagogo, extinguindo o grau de bacharel, mantendo a formação de professores para o Ensino Normal e introduzindo oficialmente as habilitações para formar os especialistas responsáveis pelo trabalho de planejamento, supervisão, administração e orientação educacional. Porém entendemos que a identidade do pedagogo ficou mais fragilizada, uma vez que houve uma fragmentação do profissional diante das possibilidades das habilitações serem concluídas isoladamente umas das outras, além do fato de ser permitida a todos os licenciados, independente dos cursos, essa complementação pedagógica. A nova LDB 9394/96 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia - Resolução CNE/CP nº01/2006, não colaborou em nada com a identificação da identidade do pedagogo, pois identifica como o foco principal do curso a formação docente para a educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental. Diante desse vasto e contraditório campo de atuação desse profissional, pergunto: o que é realmente ser pedagogo?

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Biografia do Autor

Ana Paula Pereira Arantes, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (1998), pós graduação lato sensu em Teoria e Prática em Supervisão Educacional pela Universidade Estadual de Montes Claros (2001) e em Gestão Escolar Integradora pela Faculdade Aldete Maria Alves (2009) e Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE (2011). Atua como Diretora Acadêmica e professora na Faculdade Aldete Maria Alves -- FAMA em Iturama-MG. É membro do grupo de pesquisa: Contexto Escolar e Processo de ensino aprendizagem: ações e intervenções; - UNOESTE. Participa do projeto de pesquisa;Relação entre o desempenho dos alunos de escolas estaduais das regiões Sul e Sudeste, segundo a Prova Brasil e o Censo Escolar de 2009 e a formação e a atuação de seus professores. - UNICAMP. Tem experiência como docente na área de Educação e Ciências Sociais.

Raimunda Abou Gebran, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1973), graduação em Pedagogia pela Universidade de Marília (1982), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente é professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) da Universidade do Oeste Paulista e coordenador pedagógico do curso de Pedagogia do Instituto Educacional de Assis (IEDA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em metodologia do ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ação docente, construção do conhecimento, ensino fundamental, ensino-aprendizagem e ensino de geografia.

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Publicado

04/02/2015

Como Citar

Arantes, A. P. P., & Gebran, R. A. (2015). O CURSO DE PEDAGOGIA E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NO BRASIL: PERCURSO HISTORICO E MARCOS LEGAIS. HOLOS, 6, 280–294. https://doi.org/10.15628/holos.2014.1643

Edição

Seção

ARTIGOS

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