ANÁLISE DO DESEMPENHO TÉRMICO DE UM SISTEMA DE AQUECIMENTO SOLAR DE BAIXO CUSTO NA CIDADE DE MOSSORÓ (RN)

Autores

  • Fabiana Karla de Oliveira Martins Varella Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Maria Izabel da Silva Guerra Universidade Federal Rural do Semi-Árido

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2014.1266

Resumo

O presente trabalho estuda a possibilidade de instalação e utilização de um Sistema de Aquecimento Solar de Água Não Convencional e de Baixo Custo (SASncbc) na cidade de Mossoró/RN. Para isso, foi analisado o desempenho térmico de cada elemento que compõe o sistema de aquecimento solar separadamente, a fim de analisar o comportamento que os mesmos apresentaram na cidade em estudo. O SASncbc é composto por um coletor solar plano e um reservatório térmico, e o funcionamento desse sistema é realizado através do regime de convecção natural, também conhecido como termossifão. Foi determinado que o coletor solar não convencional e de baixo custo confeccionado apresenta boas temperaturas de saída, apesar do seu baixo rendimento, entretanto, não é adequado para ser utilizado na cidade de Mossoró/RN, pois atingiu ou ultrapassou, em alguns momentos da pesquisa, os níveis críticos de temperatura para início da degradação térmica de alguns dos materiais utilizados. Por outro lado, o reservatório térmico não convencional e de baixo custo construído apresentou bons resultados, podendo inclusive ser utilizado em outros sistemas de aquecimento de água alternativos ou não convencionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabiana Karla de Oliveira Martins Varella, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas. Engenharia de Energia. Área: Energias renováveis.

Maria Izabel da Silva Guerra, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas, Engenharia de Energia

Referências

ABREU, R. F. Estudo térmico de um sistema solar de aquecimento de água residencial para duas configurações de superfície absorvedora. 2009. 71 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN, 2009.

ALVES, R. B. de M. B. Energia Solar como fonte elétrica e de aquecimento no uso residencial. 2009. 75f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2009. Disponível em: <http://engenharia.anhembi.br/tcc-09/civil-39.pdf>. Acesso em: 15 maio 2011.

BEZERRA, A. M. Aplicações térmicas da energia solar. 4. ed. João Pessoa: Universitária, 2001, Cap. 2, p. 47-96.

FAE-UFPE; CEPEL: Atlas Solarimétrico do Brasil: Banco de dados terrestres. 1ª ed. Recife, PE, 2000. 111p. Disponível em: <http://www.cresesb.cepel.br/publicacoes/download/Atlas_Solarimetrico_do_Brasil_2000.pdf>. Acesso em: 15 fev. 2012.

FANTINELLI, J. T. Análise da evolução de ações na difusão do aquecimento solar de água para habitações populares: Estudo de caso em Contagem – MG. 2006. 294f. Tese (Doutorado em Planejamento de Sistemas Energéticos) – Faculdade de Engenharia Mecânica, Universidade Estadual de Campinas-SP, 2006.

GOMES, M. R. Projeto, construção e análise de eficiência térmica de dois sistemas de aquecimento solar de água de baixo custo. 2010. 94f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN, 2010.

GUERRA, M. I.S. Análise do desempenho térmico de um sistema de aquecimento solar de baixo custo na cidade de Mossoró – RN. 2012. 98 f. Monografia - Graduação em Engenharia de Energia, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró-RN, 2012.

LEITÃO, M. M. V. B. R.; et al. Balanço de Radiação Sobre um Solo Descoberto para quatro Períodos do Ano. Revista de Ciência & Tecnologia, ano 2000, n. 15, p 59-66. Disponível em: <http://www.unimep.br/phpg/editora/revistaspdf/rct15art07.pdf>. Acesso em: 13 mar 2012.

LOPO, A. B. Análise do desempenho térmico de um sistema de aquecimento solar de baixo custo. 2010. 82 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN, 2010.

PEREIRA, E. B.; et al. Atlas Brasileiro de Energia Solar. 1. Ed. São José dos Campos: Swera, 2006,60p.

REIS, E. P. Análise do desempenho térmico de um sistema de aquecimento solar utilizando coletor com superfície absorvedora em chapas de forro de PVC. 2009. 85 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN, 2009.

SAUER et al. Energias renováveis: ações e perspectivas na Petrobras. Bahia Análise & Dados. Salvador, n.1 p. 9-22, 2006. Disponível em: <http://www.moretti.agrarias.ufpr.br/eletrificacao_rural/tc_02.pdf>. Acesso em: 05 set. 2012.

SOCIEDADE DO SOL: Apresentação. São Paulo, 2003. Disponivel em: <http://www.sociedadedosol.org.br/>. Acesso em: 1 fev 2012.

Downloads

Publicado

02/09/2014

Como Citar

Varella, F. K. de O. M., & Guerra, M. I. da S. (2014). ANÁLISE DO DESEMPENHO TÉRMICO DE UM SISTEMA DE AQUECIMENTO SOLAR DE BAIXO CUSTO NA CIDADE DE MOSSORÓ (RN). HOLOS, 4, 241–268. https://doi.org/10.15628/holos.2014.1266

Edição

Seção

ARTIGOS