GEO-GRAFIAS DO COTIDIANO: A CARTOGRAFIA SOCIAL NA (RE)DESCOBERTA DOS ESPAÇOS VIVIDOS PELOS ESTUDANTES

Auteurs

  • Carlos Eduardo Nascimento de Araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
  • Aldo Luiz Fernadez Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) https://orcid.org/0000-0002-5377-5112

DOI :

https://doi.org/10.15628/geoconexes.2024.17279

Mots-clés :

Geografia; cartografia social; espaços vividos; Pibid.

Résumé

O emprego da cartografia social como instrumento educacional revelou-se fundamental para a entendimento dos espaços vividos pelos estudantes, permitindo a valorização da diversidade cultural e a promoção de uma educação mais inclusiva e contextualizada. A abordagem interativa e conjunta, fundamentada nos princípios de Paulo Freire, incentivou os alunos a serem protagonistas na construção do conhecimento, destacando a importância de reconhecer as múltiplas perspectivas presentes nas comunidades. Os mapas produzidos refletiram não apenas as características geográficas, mas também as dinâmicas sociais, as lutas de classes e os arranjos do poder que definem os territórios representados. A análise crítica dessas representações evidenciou a interconexão entre os diferentes elementos do cotidiano dos estudantes, contribuindo para uma compreensão mais profunda das dinâmicas locais. No entanto, é crucial reconhecer as limitações e desafios da pesquisa, como a necessidade de aprofundar a análise das estruturas do poder vigente nos mapas e a constante reflexão sobre a neutralidade e objetividade das representações. Assim, a aplicação da cartografia social no ensino de geografia provou ser uma ferramenta enriquecedora, que requer uma constante reflexão crítica e um aprimoramento das práticas pedagógicas para promover uma educação mais democrática e emancipatória.

Bibliographies de l'auteur

Carlos Eduardo Nascimento de Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Possui Graduação em andamento no curso de LICENCIATURA EM GEOGRAFIA realizado pelo(a) INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ. Possuo formação técnica em Edificações pela mesma instituição. Sou bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de 2022 a 2024. Além disso, participo ativamente de dois projetos de pesquisa: "Geo-grafias da Cidade de Bragança: Identificação, Classificação e Visibilização e Apropriação dos Espaços Públicos" e "Da Contribuição Geográfica à Produção de Material Didático: Os Estudos Amazônicos no Município de Bragança/PA". Também faço parte do colegiado de Geografia como discente titular da turma de Geografia 2022.

Aldo Luiz Fernadez Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Professor efetivo de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Bragança. Possui graduação em GEOGRAFIA pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (1999), mestrado em PLANEJAMENTO DO DESENVOLVIMENTO pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (2003) e DOUTORADO EM GEOGRAFIA pela UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (2012) . Com experiência em projetos de ensino e coordenação de curso. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: urbanização, população, planejamento regional, geografia da Amazônia, ensino de geografia. Atua também no ensino médio integrado.

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30/12/2024

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NASCIMENTO DE ARAÚJO, Carlos Eduardo; SOUZA, Aldo Luiz Fernadez. GEO-GRAFIAS DO COTIDIANO: A CARTOGRAFIA SOCIAL NA (RE)DESCOBERTA DOS ESPAÇOS VIVIDOS PELOS ESTUDANTES. Geoconexões, [S. l.], v. 3, n. 20, p. 227–251, 2024. DOI: 10.15628/geoconexes.2024.17279. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/17279. Acesso em: 25 avr. 2025.

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