PELAS TRILHAS DA CIDADE: A GEOGRAFIA URBANA DE TIMBAÚBA DOS BATISTAS

Auteurs

  • Andressa Carla Nóbrega de Azevedo Faria Mestrado em Geografia GEOPROF/UFRN
  • Ione Rodrigues Diniz Morais Programa de Pós-graduação em Geografia/GEOPROF/UFRN

DOI :

https://doi.org/10.15628/geoconexes.2023.15789

Mots-clés :

educação geográfica, ensino de geografia, livro paradidático

Résumé

Este trabalho constitui um relato sobre o desenvolvimento de um relatório técnico-científico e de um livro paradidático que versa sobre a Geografia Urbana de Timbaúba dos Batistas - RN. Partindo do princípio de que a Educação Geográfica baseia-se em conhecer a realidade local e poder comparar com outras realidades de diferentes escalas, buscamos dar significado ao conhecimento do lugar de origem dos alunos. O livro construído é voltado para o 6o ano do Ensino Fundamental, e consiste em uma contribuição ao ensino acerca de abordagens conceituais sobre lugar e paisagem. Como resultado da pesquisa, foi produzido o livro intitulado Pelas Trilhas da cidade: a geografia urbana de Timbaúba dos Batistas. A escrita deste livro paradidático consiste em um esforço de contribuir para o ensino na perspectiva da Educação Geográfica e da Geografia Escolar, ou seja, de um conteúdo que assuma importância e significado para o aluno por tratar da realidade do local onde ocorrem suas vivências, e para o aprimoramento das práticas pedagógicas dos professores que lecionam Geografia.

Références

BRASIL Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais, ética: Brasília: MEC/SEF, 1997.

CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad. Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005. Disponível em: <http://cev.org.br/biblioteca/aprendendo-ler-o-mundo-geografia-nos-anos-iniciais-ensino-fundamental>. Acesso em: 7 mar. 2020.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. A cidade. 4. ed. São Paulo: Contexto, 1999. (Coleção Repensando a Geografia).

FORMIGA, Conceição Medeiros. Eugênia Brito de Medeiros: centenário 1917 – 2017. Teresina: Halley S. A. Gráfica, 2017.

FRESCA, Tânia Maria. Em defesa dos estudos das cidades pequenas no ensino de Geografia. Geografia, Londrina, v. 10, n. 1, p .27-34, jan./jun. 2001. Disponível em: . Acesso em: 3 fev. de 2018.

CASTELLAR, Sônia Maria Vanzela. Educação geográfica: a psicogenética e o conhecimento escolar. Cad. Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, p. 209-225, maio/ago. 2005. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/%0D/ccedes/v25n66/a05v2566.pdf>. Acesso em: 7 mar 2020.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 14. ed. Campinas: Papirus, 2010.

CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre ensino de Geografia na vida urbana cotidiana. 3. ed. Campinas: Papirus, 2012.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Temas da geografia na escola básica. Campinas: Papirus, 2013.

ENDLICH, Angela Maria. Território e morfologia de cidades pequenas: o que revelam? Revista Geográfica da América Central, Costa Rica, n. esp. EGAL, p. 1-14, 2011. Disponível em: <https://core.ac.uk/download/pdf/48868339.pdf >. Acesso em: 6 mar 2020.

FORMIGA, Conceição Medeiros. Eugênia Brito de Medeiros: centenário 1917 – 2017. Teresina: Halley S. A. Gráfica, 2017.

FRESCA, Tânia Maria. Em defesa dos estudos das cidades pequenas no ensino de Geografia. Geografia, Londrina, v. 10, n. 1, p .27-34, jan./jun. 2001. Disponível em: . Acesso em: 6 mar 2020.

FORMIGA, Conceição Medeiros. Eugênia Brito de Medeiros: centenário 1917 – 2017. Teresina: Halley S. A. Gráfica, 2017.

MEDEIROS FILHO, Olavo de. Cronologias seridoenses. [S.l]: Fundação Guimarães Duque, 2002.

MEDEIROS, Maria Suely da Silva. A produção do espaço em pequenas cidades do Seridó Potiguar. Natal. 2005. 152 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2005. Disponível em:< ftp://ftp.ufrn.br/pub/biblioteca/ext/bdtd/MariaSSM.pdf>. Acesso: 06 mar 2020.

MORAIS, Ione Rodrigues Diniz. Desvendando a cidade: Caicó em sua dinâmica espacial. Brasília: Senado Federal, 1999.

MORAIS, Ione Rodrigues Diniz. Seridó norte-rio-grandense: uma geografia da resistência. Caicó: Ed. do autor,

SPOSITO, Eliseu Savério; SILVA, Paulo Fernando Jurado da. Cidades pequenas: perspectivas teóricas e transformações socioespaciais. Jundiaí: Paco Editorial, 2013.

VIEIRA, Noemia Ramos. Elementos teóricos e metodológicos do ensino de Geografia: uma contribuição à epistemologia de Geografia Escolar. In: PORTUGAL, Jussara Fraga (conceitos e temas. Curitiba: CRV, 2016. p. 301-316.

Téléchargements

Publiée

31/07/2023

Comment citer

NÓBREGA DE AZEVEDO FARIA, Andressa Carla; RODRIGUES DINIZ MORAIS, Ione. PELAS TRILHAS DA CIDADE: A GEOGRAFIA URBANA DE TIMBAÚBA DOS BATISTAS. Geoconexões, [S. l.], v. 1, n. 15, p. 99–113, 2023. DOI: 10.15628/geoconexes.2023.15789. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/15789. Acesso em: 22 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ TEMÁTICO: PRODUTOS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO E À APRENDIZAGEM