LUZ, CÂMERA, AÇÃO: PRODUÇÕES DE NARRATIVAS VIDEOGEOGRÁFICAS SOB A LENTE DOS ESTUDANTES

Auteurs

  • Geovar Miguel dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte - GEOPROF
  • Tânia Cristina Meira Garcia Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Djanní Martinho dos Santos Sobrinho DGC/UFRN
  • Tulia Fernanda Meira Garcia Escola Multicampi de Ciências Médicas – EMCM/UFRN

DOI :

https://doi.org/10.15628/geoconexes.2023.15742

Mots-clés :

ensino de geografia, vídeos, manual instrucional, anos iniciais do ensino fundamental, escola do campo

Résumé

As tecnologias estão presentes no cotidiano das instituições educativas, devido principalmente ao seu avanço. Dentre eles, destacam-se os smartphones. Este dispositivo tem a capacidade de processar dados com a mesma potência de um computador. O seu custo acessível democratizou o acesso à informação e possibilitou a disseminação de produtos digitais, tais como o vídeo. Além disso, os smatphones, com seus diversos aplicativos e recursos, como o gravador de voz e imagem, possibilitam seu uso pedagógico, tornando os estudantes verdadeiros protagonistas na construção do seu conhecimento. Ciente dessa prerrogativa, neste artigo descrevemos como foi elaborado um manual instrucional orientando o aluno a construir vídeos na escola, indo além dos seus muros, de tal modo que este aluno, ao realizar uma produção audiovisual está elaborando uma narrativa videogeográfica, tendo a oportunidade de mostrar ao mundo, o mundo sob as lentes do seu olhar.  Para a produção do manual, foi realizada uma revisão sistemática e integrativa sobre o Ensino de Geografia e Vídeo, caracterizando-se assim como uma pesquisa exploratória. Foi desenvolvida uma pesquisa documental nos currículos a nível nacional e estadual, bem como aplicada uma sequência didática de forma remota com estudantes da zona rural do ensino fundamental visando testar a questão norteadora da pesquisa e verificar a eficácia da primeira versão do produto do Mestrado Profissional em Geografia - GEOPROF-UFRN, buscando melhorá-lo. Após o desenvolvimento do trabalho investigativo, constatou-se que a produção de vídeos por alunos constitui-se como estratégia eficaz para a construção da aprendizagem da geografia escolar, demonstrando a potencialidade do Manual Instrucional: aprendendo a gravar vídeos nas aulas de Geografia.

Références

BERGMANN, J.; SAMS A. Sala de Aula Invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Editora LCT, 2016

CALLAI. H. C. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. In Cadernos CEDES. Educação geográfica e as teorias de aprendizagens. Campinas, Vol. 25, n. 66, p .129 -272, maio/ago.2005. Disponível em < https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5360655/mod_resource/content/1/Texto%201.pdf>

CAVALCANTI, L. S. A Geografia escolar e a cidade: Ensaios de Geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas, SP: Papirus, 2008.

DRAIBE, S. M; PERES, J. R. O programa Tv Escola: desafios à introdução de novas tecnologias. Cadernos de Pesquisa, nº 106, p.27-50, março/1999. Disponível em < https://www.scielo.br/pdf/cp/n106/n106a02.pdf >. Acessado em 03 de fevereiro de 2021

FERRÉS, J. Vídeo e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

FRANCO, M. da S. A natureza pedagógica das linguagens audiovisuais. In FRANCO, M. da S; et al. Coletânea lições com o cinema. São Paulo: FDE. Diretoria Técnica, 1993. 172p.

GALVÃO T. F.; PEREIRA M. G. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiol Serv Saude. 2014 jan-mar;23(1):183-4

GARCIA. T. C. M; MORAIS, I. R. D; ZAROS, L. G; RÊGO, M. C. F. D. Ensino remoto emergencial: proposta de designer para organização de aulas. Natal: SEDIS/UFRN, 2020

GOULART, L. B. Aprendizagem e ensino: uma aproximação necessária à aula de geografia. In: CASTROGIOVANNI, A. C. et al. O ensino de geografia e suas composições curriculares. Porto Alegre: Mediação, 2014.

MOLIN, B. H. D. et all. Mapa referencial para construção de material didático para o programa e-Tec Brasil. Florianópolis: UFSC, 2008. Disponível em < www.etec.ufsc.br/file.php/1/Mapa_Referencial_UFSC_comcapa.pdf>. Acessado em 15 de março de 2021.

PIRES. E. G. A experiência audiovisual nos espaços educativos: possíveis interseções entre educação e comunicação. In.: Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n.1, p. 281-295, jan./abr. 2010. Disponível em < https://www.scielo.br/j/ep/a/w7hTMM4d6gsYgDRtjscDNVp/?lang=pt >. Acessado em 25 de janeiro de 2023.

REIS, L. da S. A produção videográfica como metodologia para o ensino de geografia: abordando o conceito de lugar. Natal: UFRN, 2017. Disponível em < https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24912>. Acessado em 15 de novembro de 2020.

TONINI, I. M. Geografia escolar: uma história sobre seus discursos pedagógicos. Ijuí-RS: Ed.Unijuí, 2006. 88 p

VESENTINI, J. W. (Org.). O ensino de geografia no século XXI. 4. ed. Campinas, SP: Papirus, 2004.

Téléchargements

Publiée

31/07/2023

Comment citer

DOS SANTOS, Geovar Miguel; MEIRA GARCIA, Tânia Cristina; MARTINHO DOS SANTOS SOBRINHO, Djanní; MEIRA GARCIA, Tulia Fernanda. LUZ, CÂMERA, AÇÃO: PRODUÇÕES DE NARRATIVAS VIDEOGEOGRÁFICAS SOB A LENTE DOS ESTUDANTES . Geoconexões, [S. l.], v. 1, n. 15, p. 45–60, 2023. DOI: 10.15628/geoconexes.2023.15742. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/15742. Acesso em: 3 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ TEMÁTICO: PRODUTOS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO E À APRENDIZAGEM