IMAGEANDO OS REFUGIADOS DE LÁ E OS REFÚGIOS DAQUI: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DA EDUCAÇÃO MIDIÁTICA

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DOI :

https://doi.org/10.15628/geoconexes.2023.14612

Mots-clés :

Educação midiática, imagens, Ensino de Geografia

Résumé

Diante da profusão das diversas mídias, inclusive no contexto escolar, é de vital importância a discussão sobre uso de mídias imagéticas no fazer docente. Partindo desta realidade, o trabalho tem como objetivo apresentar uma discussão teórica e um relato sobre o uso de imagens a partir da educação midiática no Ensino de Geografia. Para tanto, utiliza-se as concepções teóricas da educação midiática e sua capacidade de promover letramento midiático e do uso pedagógico das imagens na Geografia. Assim, este artigo propõe uma posição contrária a uma concepção de imagem como estatuto da verdade bem como relata situações de aprendizagem em que o aluno não seja passivo, mas, por meio de ativações e indagações, amplie o seu espírito crítico. Conclui-se que uma interpretação a partir de habilidades midiáticas pode desenvolver também as habilidades socioemocionais; que, por meio das perguntas e reflexões, os alunos são capazes de discutir a respeito do imaginário coletivo sobre os refugiados e os motivos do fluxo migratório; que os estudantes compreendem a hegemonia cultural do Norte Global; que o processo de indagar a imagem possibilita adentrar no cotidiano dos educandos e, diante do vasto universo da cultura imagética atual, promover a compreensão política de criação e gestão de imagens.

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31/07/2023

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NASCIMENTO, Francyjonison Custodio do. IMAGEANDO OS REFUGIADOS DE LÁ E OS REFÚGIOS DAQUI: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DA EDUCAÇÃO MIDIÁTICA. Geoconexões, [S. l.], v. 1, n. 15, p. 157–175, 2023. DOI: 10.15628/geoconexes.2023.14612. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/14612. Acesso em: 23 juill. 2024.

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