ITINERÁRIO DE EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SERRINHA/RN – 1997 A 2021: SEMÂNTICA DISCURSIVA E PRODUÇÃO DA INDIFERENÇA EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO NO CAMPO

Autores/as

  • Josenildo da Silva Lemos Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexes.2023.15716

Palabras clave:

ideologia, indiferença, burocracia, educação no campo

Resumen

Uma análise do itinerário educacional do Município de Serrinha-RN, as práticas voltadas para educação no campo e/ou rural. Busca-se interpretar como se dá a organização desse espaço que sinaliza em sua trajetória um rompimento com as tendências dos estudos de educação rural e/ou no campo. Foram utilizadas, para realizar essa pesquisa, as contribuições de Michael Herzfeld para os estudos das práticas individuais e coletivas. Uma análise da estrutura posta formalmente e das ações constituídas a partir de indivíduos e suas atribuições. A coleta de dados adota como metodologias o levantamento de documentos, artigos científicos, informações sobre organização populacional e censo escolar. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturada e de narrativa com dois professores e um coordenador. Os depoimentos foram analisados com base na metodologia de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Buscou-se compreender como no espaço onde a pedagogia da alternância e o ruralismo pedagógico é algo “totalmente desconhecido” e nessa sequência a ausência de ações de mobilização impulsionadas por movimentos de militância no campo a exemplo do empreendido pelo MST. Como dentro deste universo de distanciamento é vivenciada a escola no campo e as perspectivas de continuidade e descontinuidade de ações para essa realidade da escola do campo? Constatou-se que essa distância não foi suficiente para proteger a escola do campo dos processos de legitimação de uma educação para a cidade, instituída pela forma de violência simbólica e atrelada a construção social da indiferença, oferecida pelo Estado burocrático, e tendo como principal agente o professor.

Biografía del autor/a

Josenildo da Silva Lemos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestre em Antropologia Social - UFRN; Especialista em Metodologia de Ensino de Filosofia e Sociologia - CUBM/SP; Especialista em Arqueologia e Patrimônio - FAVENI; Especialista em Ensino de Sociologia- UFMS; Licenciado em Ciências Sociais - UFRN; Licenciado em Filosofia - SSP/RN; Graduando em História -UFRN, Professor de Sociologia - SEEC/RN desde 2013 com atuações em Instituições públicas e privadas: CNSC, ICC, DETRAN, RHS-PMSGA, SENAC, SEMTAS. Linhas de pesquisa: mobilidade social, cultura popular, regionalismos, educação no campo e educação em tempo integral e minhas áreas de interesse são: Educação, migração, família, religião, relação humanos e não humanos e organizações sociais.

Citas

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Publicado

21/11/2023

Cómo citar

LEMOS, Josenildo da Silva. ITINERÁRIO DE EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SERRINHA/RN – 1997 A 2021: SEMÂNTICA DISCURSIVA E PRODUÇÃO DA INDIFERENÇA EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO NO CAMPO. Geoconexões, [S. l.], v. 2, n. 16, p. 18–30, 2023. DOI: 10.15628/geoconexes.2023.15716. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/15716. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

NÚMERO ESPECIAL: Educação Popular e suas interfaces com a ressignificação do ensino e da aprendizagem