USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexes.2025.17888

Keywords:

TDIC, formação de docentes, metodologias de ensino, aprendizagem

Abstract

This study aims to analyze how Geography teachers think about and use Digital Information and Communication Technologies (DICT) in their professional practices. To this end, online questionnaires were applied to twenty teachers from the state school system of Minas Gerais, with questions about the teachers' conception of the term “technology”, the (initial and continuing) training of educators and the pedagogical practices mediated by DICT. Thus, it was possible to understand the positions and relationships of teachers with digital technologies. Most of the research participants were not adequately trained during their undergraduate studies to understand the various pedagogical possibilities of digital technologies and their relationships with the teaching of Geography in basic education. Nevertheless, teachers think about and work with DICT from an instrumental perspective, not resorting to methodologies that promote dialogues between digital technologies and geographic knowledge.

Author Biography

Francisco Fernandes Ladeira, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Mestre em Geografia pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Especialista em "Brasil, Estado e Sociedade", pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Articulista do Observatório da Imprensa

 

References

ABREU, Cristiano Nabuco de. Psicologia do Cotidiano: Como Vivemos, Pensamos e nos Relacionamos Hoje. São Paulo: Artmed, 2016.

ARAÚJO, Rosana Sarita de. Contribuições da Metodologia WebQuest no Processo de letramento dos alunos nas séries iniciais no Ensino Fundamental. In: MERCADO, Luís Paulo Leopoldo (org.). Vivências com Aprendizagem na Internet. Maceió: Edufal, 2005.

AZEVEDO, Sandra de Castro. A educação sem escola: o ensino remoto emergencial, a função social da educação e a desigualdade social. In: ALVES, Flamarion Dutra; AZEVEDO, Sandra de Castro (orgs.). Análises geográficas sobre o território brasileiro: dilemas estruturais à Covid-19. Editora Universidade Federal de Alfenas: Alfenas, p.219-231,2020.

BOGO, Rodrigo Sartori; CAXUEIRA, Maicon Rafael; NASCIMENTO, Rosemy da Silva. Globo terrestre e geotecnologias como recursos didáticos para o ensino de geografia - estudo de caso em curso pré-vestibular em Florianópolis/SC. Pesquisar – Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia, Florianópolis, v. 7, n. 14, p. 29-48, nov. 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/pesquisar/article/view/77222>. Acesso em: 26 set. 2024.

DESMURGET, Michel. A fábrica de cretinos digitais: os perigos das telas para nossas crianças. São Paulo: Vestígio, 2021.

ECOSSISTEMA EDUCACIONAL. Personalização do ensino: o que é, qual a importância e como a tecnologia pode ajudar. Disponível em: <https://educacional.com.br/tecnologia-educacional/personalizacao-do-ensino/>. Acesso em: 3 out. 2024.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 18. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

GABRIEL, Martha Carrer Cruz. Educar – A (r)evolução digital na educação. São Paulo: Saraiva, 2013.

HIVERT, Anne-Françoise. La Suède juge les écrans responsables de la baisse du niveau des élèves et veut un retour aux manuels scolaires, Le Monde, Malmö, 21 mai. 2023. Disponível em: < https://www.lemonde.fr/planete/article/2023/05/21/numerique-a-l-ecole-la-suede-juge-les-ecrans-responsables-de-la-baisse-du-niveau-des-eleves-et-fait-marche-arriere_6174171_3244.html>. Acesso em: 1 out. 2024.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas: Papirus, 2012.

LÉVY, Pierre. A máquina universo: criação, cognição e cultura informática. Porto Alegre: Artmed, 1999.

LOPES, Juliana. Governo prepara medida que proíbe o uso de celulares em escolas, CNN Brasil, 20 de setembro de 2024. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/blogs/julliana-lopes/politica/governo-prepara-medida-que-proibe-o-uso-de-celulares-em-escolas/>. Acesso em: 3 out. 2024.

MIRANDA, Gilberto José. Elaboração e aplicação de questionários. In: NOVA, Silvia Pereira de Castro Casa et al (org.). Trabalho de Conclusão de Curso: uma abordagem leve, divertida e prática. São Paulo: Saraiva Educação, p. 216-229.

MORAN, José Manuel. A integração das tecnologias na educação. Salto para o Futuro, v. 204, p. 63-91, 2005.

MORA, Toni; ESCARDÍBUL, Josep-Oriol; DI PIETRO, Giorgio. Computers and students’ achievement: An analysis of the One Laptop per Child program in Catalonia. International Journal of Educational Research, v. 92, p. 145-157, 2018. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0883035518311376>. Acesso em: 23 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijer.2018.09.013

NAZAR, Susanna. Brasileiros passam em média 56% do dia em frente às telas de smartphones e computadores, Jornal da USP, Ribeirão Preto, 29 de junho de 2023. Disponível em: <https://jornal.usp.br/atualidades/brasileiros-passam-em-media-56-do-dia-em-frente-as-telas-de-smartfones-computadores/>. Acesso em: 9 out. 2024.

NEVES, Barbara Coelho. Tecnologia e mediação: uma abordagem cognitiva da inclusão digital. Curitiba: CRV, 2017.

PACHECO, Ana Paula Pinho. O uso de tecnologia da informação e comunicação no ensino e aprendizagem de Geografia: uma proposta de formação continuada. Tese (doutorado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Centro de Ciências Exatas e da Natureza. Universidade Federal da Paraíba – UFPB. João Pessoa, 2019.

PENHA, Jonas Marques da; MELO, Josandra Araújo Barreto de. Geografia, novas tecnologias e ensino: (re) conhecendo o “lugar” de vivência por meio do uso do Google Earth e Google Maps. Geo UERJ, Rio de Janeiro, n. 28, p. 116-151, 2016. Disponível em: <http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/article/view/13119/16421>. Acesso em 18 set. 2024.

PEREIRA, Ana Maria de Oliveira. O protagonismo do jovem na relação com o conhecimento geográfico: possibilidades e limitações no uso das tecnologias digitais nas aulas. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social. Universidade Feevale, Novo Hamburgo, 2017.

PIMENTEL, João Nogueira. Reflexões sobre as qualidades da personalização do ensino. Millenium, 1998.

ROMANOVSKI, Joana Paulin; MARTINS, Pura Lúcia Oliver. A aula como expressão da prática pedagógica. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. (org.). Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. Campinas, SP: Papirus, p. 169-186, 2008.

SANTOS, Maria Francelina Pinheiro dos. PINTO, Mário Victor Moura. GALDINO, Vinícius Higino. O Facebook no ensino de Geografia: desafios e possibilidades. In: SACRAMENTO, Ana Claudia Ramos. ANTUNES, Charlles da França. FILHO, Manoel Martins de Santana. (orgs.). Ensino de Geografia – Produção do espaço e processos formativos. 1ª edição. Rio de Janeiro: Consequência, p. 171 – 182, 2015.

SIBILIA, Paula. Redes ou Paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

SOFFNER, Renato. Tecnologia e educação: um diálogo Freire–Papert. Revista Tópicos Educacionais, v. 19, n. 1, p. 147-162, 2013. Disponível em: <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=672770866008>. Acesso em: 28 set. 2024.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.17i2.0010

TENENTE, Luiza. REIS, Silvana. Sem celular na escola: alunos citam 'crises de abstinência', melhora nas notas e mais socialização; 'como a saída de um vício', diz professora, G1, Educação, Rio de janeiro, 9 de outubro de 2024. Disponível em: <https://g1.globo.com/educacao/noticia/2024/10/09/sem-celular-na-escola-alunos-citam-crises-de-abstinencia-melhora-nas-notas-e-mais-socializacao-como-a-saida-de-um-vicio-diz-professora.ghtml>. Acesso em: 9 out. 2024.

TONETTO, Élida Pasini; TONINI, Ivaine Maria. Ensinar e aprender Geografia com/nas redes sociais. Giramundo, Rio de Janeiro, v.2, n.3, p. 87-96, jan./jun., 2015. Disponível em: <https://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/GIRAMUNDO/article/view/221>. Acesso em: 29 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.33025/grgcp2.v2i3.221

UNESCO. Resumo do Relatório de Monitoramento Global da Educação 2023: Tecnologia na educação: Uma ferramenta a serviço de quem? Paris, UNESCO, 2023. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000386147_por>. Acesso em: 27 set. 2024.

VIEIRA, Sonia. Como elaborar questionários. São Paulo: Atlas, 2009.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.

Published

13/09/2025

How to Cite

LADEIRA, Francisco Fernandes. USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA . Geoconexões, [S. l.], n. 21, p. e1788814, 2025. DOI: 10.15628/geoconexes.2025.17888. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/17888. Acesso em: 18 nov. 2025.

Issue

Section

ARTIGOS