A MARCA DA CIDADE DE SÃO CRISTÓVÃO - SE: PATRIMÔNIO CULTURAL SOB A ÓTICA DA PROTEÇÃO SUI GENERIS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexes.2024.17738

Keywords:

destination brand; historical heritage; traditional knowledge; intellectual property.

Abstract

Tourist cities compete to attract people interested in their attributes by creating destination branding strategies and highlighting the best that each city has to offer, including cultural heritage. The aim of this article is to analyze the “Visit São Cristóvão” brand and its relationship with the city's cultural heritage, with a view to linking Sui Generis protection with the preservation of local cultural knowledge and expressions. The methodology included bibliographical and exploratory research with an analysis of the quality of the official tourist website. It is possible to conclude that the results show that the brand can promote cultural heritage and highlight the importance of Sui Generis protection, improving the socio-economic aspects of the place.

Author Biographies

Nash Stonny Cordeiro Wanderley, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Possui graduação em Ciência Econômica pela Universidade Federal de Alagoas (2017) e Pós-graduação em Marketing e Publicidade pela Uninassau (2019). Atualmente, é aluno do curso de Mestrado no Programa de Pós-graduação em Ciência da Propriedade Intelectual - PPGPI/UFS. Tem experiência na área de Comunicação e Marketing, com ênfase em mídias sociais e marketing digital. Possui interesse em criação e registros de marcas.

José Ricardo de Santana, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutor em Economia de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV/SP, 2004), Mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 1995) e Bacharel em Economia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS, 1991). É professor titular da Universidade Federal de Sergipe (UFS), vinculado ao Departamento de Economia (DEE), ao Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) e ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Propriedade Intelectual (PPGPI). Pesquisador do Laboratório de Economia Aplicada e Desenvolvimento Regional (LEADER). Membro do Laboratório de Pesquisa em Políticas Públicas Manoel Bomfim (LMB). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional, Métodos Quantitativos em Economia e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Regional, Análises Setoriais, Finanças, Planejamento e Avaliação de Políticas de Educação e de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI). Foi chefe do Departamento de Economia (DEE/UFS), vice-coordenador do Núcleo de Pós-Graduação em Economia (NUPEC/UFS) e coordenador do Centro de Inovação e Transferência de Tecnologia (CINTEC/UFS). Foi também presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC/SE) e vice-presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP). Foi ainda superintendente executivo da Secretaria da Educação, do Esporte e da Cultura de Sergipe (SEDUC/SE) e diretor de cooperação institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

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Published

30/12/2024

How to Cite

WANDERLEY, Nash Stonny Cordeiro; DE SANTANA, José Ricardo. A MARCA DA CIDADE DE SÃO CRISTÓVÃO - SE: PATRIMÔNIO CULTURAL SOB A ÓTICA DA PROTEÇÃO SUI GENERIS. Geoconexões, [S. l.], v. 3, n. 20, p. 351–372, 2024. DOI: 10.15628/geoconexes.2024.17738. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/17738. Acesso em: 15 jan. 2025.

Issue

Section

ARTIGOS