ENSINO DE GEOGRAFIA PARA SURDOS E OUVINTES: TRABALHANDO O CONCEITO DE PAISAGEM
DOI:
https://doi.org/10.15628/geoconexoes.2017.6322Palavras-chave:
Educação Geográfica, Paisagem, Surdez,Resumo
Esse presente artigo tem o objetivo de discutir e exemplificar através de um relato
de experiência como trabalhar o conceito de paisagem dentro de uma proposta
inclusiva, com alunos surdos, através da utilização de uma maquete e quebra
cabeça. Para tanto, inicialmente abordaremos algumas considerações sobre
a proposta inclusiva, com base em alguns documentos oficiais educacionais,
definindo o que é surdez e como a inclusão está inserida no cenário nacional.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica/ Secretaria de Educação Especial – MEC; SEESP, 2001. Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/diretrizes.pdf.> Acesso: 15/05/2016
CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano/ Estudar o lugar para compreender o mundo.
Antonio Carlos Castrogiovanni (org.); Helena CopettiCallai, Nestor André Kaercher. – 11. ed. – Porto Alegre: Mediação, 2014. Acesso: 15/05/2016.
LIMA, Daisy Maria Collet de Araujo. Educação infantil: saberes e práticas da inclusão: dificuldades de comunicação e sinalização: surdez. [4. ed.] / elaboração profª Daisy Maria Collet de Araujo Lima – Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal. [et. al.]. – Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006. Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/surdez.pdf>. Acesso: 17/05/2016.
NACKE, Sonia Mary Manfroi; MARTINS, Gilberto. A maquete cartográfica como recurso pedagógico no ensino médio. Disponível em: www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.
br/.../File/.../artigo_sonia_mary_manfroi_nacke. Acesso: 15/05/2016.
NOVAES, Edmarcius Carvalho. Surdos: Educação, Direito e Cidadania. 2ª ed. Rio de Janeiro. Editora: Wak, 2014.
RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 2, DE 11 DE SETEMBRO DE 2001. Disponível em:
portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf>. Acesso: 18/05/2016.
SANTOS, Milton. Metamorfoses do Espaço Habitado: Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Geografia. HUCITEC, São Paulo, 1997.
SILVA, Vládia; MUNIZ, Alexsandra Maria Vieira. GEOGRAFIA ESCOLAR E OS RECURSOS DIDÁTICOS: O USO DAS MAQUETES NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA. Fortaleza: Revista Geosaberes, v. 3, n. 5, 06 jun. 2012. Semestral. Disponível em:
www.geosaberes.ufc.br/seer/index.php/geosaberes/article/view/117/pdf506>. Acesso:10/05/2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico.