POLITECNIA, ENSINO DE ARTE-MÚSICA E SUA LOCALIZAÇÃO HISTÓRICA: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.15628/geoconexes.2023.15025Palavras-chave:
educação profissional, arte-música, politecnia, práticas musicaisResumo
O presente trabalho tem como objetivo, localizar e discutir crítica e historicamente a disciplina Arte-Música e sua representação dentro da Educação Politécnica. É importante a realização desta investigação, diante da necessária localização histórica que o componente curricular Arte-Música possui para a Educação Profissional. A metodologia eleita para este trabalho foi a exploratória, realizando um levantamento bibliográfico e sua análise quanto aos achados que nos ajudou a observar a presença da Música e suas práticas a partir da chegada dos Jesuítas até a integração do Ensino Médio com a Educação Profissional pelo Decreto 5.154/2004. Foi possível concluir que a presença da Arte-Música, enquanto área/disciplina integrante da Politecnia, favorece a formação humana e permite que os estudantes se conheçam mais, dentro de suas capacidades criativas e fazendo com que possam compreender melhor e de forma mais responsável, seus espaços e realidades sociais.
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