POLITECNIA, ENSINO DE ARTE-MÚSICA E SUA LOCALIZAÇÃO HISTÓRICA: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Artur Fabiano Araújo de Albuquerque Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)
  • Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) https://orcid.org/0000-0001-6857-7947

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexes.2023.15025

Palavras-chave:

educação profissional, arte-música, politecnia, práticas musicais

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo, localizar e discutir crítica e historicamente a disciplina Arte-Música e sua representação dentro da Educação Politécnica. É importante a realização desta investigação, diante da necessária localização histórica que o componente curricular Arte-Música possui para a Educação Profissional. A metodologia eleita para este trabalho foi a exploratória, realizando um levantamento bibliográfico e sua análise quanto aos achados que nos ajudou a observar a presença da Música e suas práticas a partir da chegada dos Jesuítas até a integração do Ensino Médio com a Educação Profissional pelo Decreto 5.154/2004. Foi possível concluir que a presença da Arte-Música, enquanto área/disciplina integrante da Politecnia, favorece a formação humana e permite que os estudantes se conheçam mais, dentro de suas capacidades criativas e fazendo com que possam compreender melhor e de forma mais responsável, seus espaços e realidades sociais.

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Publicado

31-07-2023

Como Citar

ARAÚJO DE ALBUQUERQUE, Artur Fabiano; BATISTA DO NASCIMENTO TAVARES, Andrezza Maria. POLITECNIA, ENSINO DE ARTE-MÚSICA E SUA LOCALIZAÇÃO HISTÓRICA: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Geoconexões, [S. l.], v. 1, n. 15, p. 385–403, 2023. DOI: 10.15628/geoconexes.2023.15025. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/15025. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS