IMAGEANDO OS REFUGIADOS DE LÁ E OS REFÚGIOS DAQUI: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DA EDUCAÇÃO MIDIÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.15628/geoconexes.2023.14612Palavras-chave:
Educação midiática, imagens, Ensino de GeografiaResumo
Diante da profusão das diversas mídias, inclusive no contexto escolar, é de vital importância a discussão sobre uso de mídias imagéticas no fazer docente. Partindo desta realidade, o trabalho tem como objetivo apresentar uma discussão teórica e um relato sobre o uso de imagens a partir da educação midiática no Ensino de Geografia. Para tanto, utiliza-se as concepções teóricas da educação midiática e sua capacidade de promover letramento midiático e do uso pedagógico das imagens na Geografia. Assim, este artigo propõe uma posição contrária a uma concepção de imagem como estatuto da verdade bem como relata situações de aprendizagem em que o aluno não seja passivo, mas, por meio de ativações e indagações, amplie o seu espírito crítico. Conclui-se que uma interpretação a partir de habilidades midiáticas pode desenvolver também as habilidades socioemocionais; que, por meio das perguntas e reflexões, os alunos são capazes de discutir a respeito do imaginário coletivo sobre os refugiados e os motivos do fluxo migratório; que os estudantes compreendem a hegemonia cultural do Norte Global; que o processo de indagar a imagem possibilita adentrar no cotidiano dos educandos e, diante do vasto universo da cultura imagética atual, promover a compreensão política de criação e gestão de imagens.
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